ACCUR

 ACCUR-  Academia de Cultura de Curitiba


Participação em eventos culturais e lítero-musicais, palestras, lançamentos de livros e coletâneas literárias.


Diretora de Cultura

2022
ABRIL



Dia 13 de abril de 2022 - evento Accur - Academia de Cultura de Curitiba - almoço/palestra. Na foto: Valeria Borges da Silveira , Fernando Severo e Vera Maria Severo — em O Jardineiro


Dia 13 de abril de 2022 - Muito prestigiada a Palestra: "A Nova Lei de Incentivo a Cultura" - palestrante: Laura Haddad . Realização: Accur - Academia de Cultura de Curitiba (Presidente Maria Inês Borges da Silveira ). Parabéns a todos envolvidos! Agradecimentos especiais aos acadêmicos e convidados!




*Foto 1 - Gisele Pimenta Nativa , Mara L. Cordeiro , Kadu Lambach , Maria Inês Borges da Silveira, Valeria Borges da Silveira .

*Foto 2 - Mara Cordeiro, Valeria Borges da Silveira, Daniel Mauricio , Waltraud Sekula




2021

DEZEMBRO

 


Dia 13 de dezembro de 2021 - "Bate Papo Cultural" com Mara L. Cordeiro . Parabéns a todos envolvidos!!! 👏👏👏👏👏 ✨✨✨✨✨
Realização: Academia de Cultura de Curitiba - Accur ( Presidente Maria Inês Borges da Silveira ).

Link de acesso:
https://fb.watch/9TLNeQBybc/


Dia 7 de dezembro de 2021 abertura "I Mostra Visões da Arte".

Realização: ACCUR e APAP. Parceria: ACP e BRDE.
Fotos: Marco Charneski




NOVEMBRO
Dia 18 de novembro de 2021 - Solenidade de Posse de Novos Acadêmicos Efetivos e outorga da Comenda "O Pensador".
Realização: Academia de Cultura de Curitiba - Accur (Presidente Maria Inês Borges da Silveira).
Parabéns
aos organizadores, aos novos acadêmicos e aos homenageados!! Agradecimentos especiais a todos participantes!!!











Dia 11 de novembro de 2021 - "Bate Papo Cultural" com Suely Maria Baldan. Realização: Accur - Academia de Cultura de Curitiba

https://www.facebook.com/534179276738179/videos/955486395348020/?__cft__[0]=AZWgLgYPs5LXkm1xJVfg_PU-kujiramjcjrpMc5wEfJhpVYLj7FeCxmPUyr_O8j0dtks3LsyebXnGZmhXSjuvQIws0I21Oxni5hK8JS4yaLfoxqrfhGOJ5cArmAYIPeuHZI&__tn__=-UK-R

SETEMBRO
"Bate Papo Cultural: Dom Pedro II, Brasil Soberano" - com Mozart Heitor França.
Realização: Accur - Academia de Cultura de Curitiba (presidente Maria Inês Borges da Silveira).
Parabéns
aos organizadores!
Parabéns
ao acadêmico Mozart Heitor França. Agradecimentos especiais a todos participantes!
Para acessar segue o link:


AGOSTO
Dia 31 de agosto de 2021 - "Bate Papo Cultural Sobre a cultura Grega e Árabe" - realização: Accur - Academia de Cultura de Curitiba.
Parabéns
a Accur, presidente Maria Inês Borges da Silveira !
Parabéns
a Gehad Hajar e Professor Constantino!



19 de agosto- "Bate papo cultural" com o músico Kadu Lambach - primeiro guitarrista da Banda Legião Urbana. Realização: Academia de Cultura de Curitiba - Accur.
👏👏👏👏👏✨✨✨✨✨


Dia 13 de agosto de 2021 - "Bate Papo Cultural". Realização Accur - Academia de Cultura de Curitiba.
Parabéns
às arquitetas e escritoras Iuri Hayakawa e Daniela Munhoz da Rocha.
Parabéns
a Accur e a presidente Maria Inês Borges da Silveira .
Bom dia!
Bate papo com as autoras do livro "Traços de Curitiba" a Acadêmica Iuri Hayakawa e Daniela Tahira Munhoz da Roch



2020
DEZEMBRO

 

Encerramos os trabalhos do ano de 2020 na Academia de Cultura de Curitiba com o lançamento simbólico do Livro "O PENSADOR" - 1º Coletânea de Obras Artísticas e Literárias, ocorrido na data de 19 de dezembro no Auditório Regina Casillo.

O livro teve como objetivo perpetuar e enaltecer os primeiros passos da ACCUR na sua trajetória de 28 anos de fundação pelo saudoso Dr. Ivo Arzua Pereira e os demais presidentes Desembargador Luiz Renato Pedroso e João Darcy Ruggeri.
A obra conta com a participação dos acadêmicos descrevendo suas atuações nos mais diversos segmentos culturais.

Agradeço a equipe organizadora pela dedicação e empenho.

Esperamos que em 2021 tenhamos uma posição positiva que contribua para o término da pandemia que estamos enfrentando. 

Parabenizamos  a todos os participantes da Coletânea ACCUR. e aproveitamos para desejar um Natal  Repleto de Saúde e Paz.

Maria Inês Borges da Silveira









Dia 19 de dezembro de 2020 - evento de lançamento da Primeira Coletânea "O Pensador" da ACCUR.
Fotos: Matheus de Palm.



JUNHO

PROJETO “Obras Artísticas e Literárias”
Realização: Academia de Cultura de Curitiba- ACCUR
Coordenação Geral:Maria Inês Borges da Silveira
Coordenação Cultural:Valeria Borges da Silveira
Organização Editorial:Franco G. Rovedo
Com o objetivo de dar continuidade ao que preconiza seu Estatuto, a Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR lança o projeto cultural “Obras Artísticas e Literárias”.
Em anexo Regulamento do Projeto "Obras Artísticas e Literárias".

 

MARÇO
 Alguns registros evento Accur - Academia de Cultura de Curitiba - dia 6 de março de 2020 - (12 as 14 horas). Palestrante: Luiz Carlos Borges da Silveira. Homenageadas: Liamir Hauer e Regina Vogue.









JANEIRO
Publicação Revista Literária "Cultive Art Littérature Solidarité" - enaltecendo atuações de várias (os) escritoras (es)e ícones da cultura nacional e internacional. Na revista também são citados eventos de 2019 em parceria com algumas entidades culturais do Brasil - entre elas: ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba e ALL - Associação Literária Lapeana - referente ao evento ocorrido no CLPR - Centro de Letras do Paraná em 15 de setembro de 2019 (página 143).


2019
DEZEMBRO
Dia 10 de dezembro de 2019 - evento Accur - Academia de Cultura de Curitiba.Mais registros - Solenidade de homenagens a Fundadores da Entidade e "Comenda Pensador" - realização: Accur - Academia de Cultura de Curitiba








SETEMBRO
Almoço da ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba - em 27 de setembro, com a participação do Acadêmico Dr. Mozart Heitor França proferindo palestra com o tema "A Princesa Leopoldina e a Independência".






AGOSTO
 Em Sessão Solene de Posse de Novos Membros da Academia de Cultura de Curitiba-ACCUR, solenidade prestigiadíssima por Acadêmicos e convidados. Foram laureados o Acadêmico Honorário: General Aléssio de Oliveira da Silva e os Acadêmicos Efetivos: Arthur Virmonde de Lacerda Neto, Dinamir Pruença de Moraes, Doroteia Werner da Silva, Ibere Índio do Brasil Pruença de Moraes, Jefferson Dickmann, Lilian Maria Machado Souza, Maria Luiza Zilli, Marcos de Luca Fanchin, Monica Gulin e Silas Cardoso Rosa. Na foto: a Diretoria, Acadêmicos e seus padrinhos e o Acadêmico Borges da Silveira, a Presidente Maria Inês, Acadêmico Honorário General Aléssio Oliveira da Silva e seu padrinho o Acadêmico e Past Presidente João Darcy Ruggeri. Contamos com a participação dos músicos que abrilhantaram o evento Acadêmicos Maestro Waldir Teixeira, Ana Paula Peters e Kadu Lambach. Agradecemos a todos os apoiadores: Casa França, Zolli Produções e Buffet D`Luccys.















JULHO
Dia 26 de julho de 2019 - 12 horas - maravilhosa palestra "Nas Trilhas do Choro" - realização: Accur - Academia de Cultura de Curitiba - palestrante: acadêmica Ana Paula Peters.













Dia 6 de julho de 2019 - 10:30 horas - reunião comLuiz Roberto Araújo — com Luiz Roberto Araújo emCasa de Chá Anna e Anna.


JUNHO
Dia 24 de junho de 2019 - almoço e palestra Accur - Academia de Cultura de Curitiba. Palestra ministrada por Gehad Hajar "O Legado dos Mulçumanos na cultura brasileira".ALMOÇO PALESTRA DA ACCUR - ACADEMIA DE CULTURA DE CURITIBA 
Gehard fez um passeio pela história (mundial e) brasileira, em vários momentos onde houve intensa participação muçulmana, praticamente em todas as áreas do conhecimento humano.








MAIO
Debate Cultural “Mulher, Profissional Empreendedora”
Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) presidente : Maria Inês Borges da Silveira
Centro de Letras do Paraná presidente Ney Azevedo
Moderadora e coordenadora do evento : Valeria Borges da Silveira











Abril
 Evento ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba - 26 de abril de 2019




Março
 Dia 29 de março de 2019 - evento ACCUR em comemoração ao Dia Internacional da Mulher! HOMENAGENS NA ACCUR. A pres. da ACCUR - Academia de Cultura de CuritibaMaria Inês Borges da Silveira prestou uma bela homenagem às Accureanas que prestam serviços de beneficência e atuam em entidades de ajuda humanitária. Durante a cerimônia a escritora Valeria Borges da Silveira também homenageou a pres. da ACCUR pela sua atuação junto a entidade Na ocasião a empresária Cristiane Lissoni entregou um mimo às mulheres. - chaveiros de coração feito por voluntárias no Instituto Atitude na Cabeça, e que contém uma sementinha para que quando apalpem, sintam e lembrem-se que não é só em Março, no mês das mulheres e nem em outubro, mas sim, sempre, que é preciso se auto examinar.












Fevereiro
13 de fevereiro de 2019 -
REUNIÃO ACCUR - 'ACADEMIA DE CULTURA DE CURITIBA - Pauta: Cronograma de Atividades/Ações para 2019







 
2018
 OUTUBRO
 Almoço/Palestra "Lapa nos Caminhos da História" - 15 de outubro - ministrada por Valeria Borges da Silveira - realização: ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba. Contamos com a presença!!!


AGOSTO
Posse dos novos acadêmicos da ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba na gestão da pres. Maria Inês Borges da Silveira. Evento prestigiado pela classe cultural da cidade. Tomaram posse Antonio CavaCris BemvenuttiIuri Hayakawa entre outros




Julho
Dia 30 de julho de 2018- reunião/almoço da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR - com palestra proferida por Luciana Grandizoli









2017
Novembro 

Semana de Arte e Cultura ACCUR - de 6 a 9 de novembro de 2017


Na programação do evento "Arte e Cultura do Paraná", nos dias 06,07, 08 e 09, sucesso absoluto - Poesia-Literatura-Artes Plasticas e Cinema. Publico expressivo - com participação de diversas escolas de Curitiba e Região, acadêmicos da ACCUR e comunidade em geral.

Dia 9 de novembro de 2017 - Música e Dança - Coordenação Maria Inês Borges da Silveira, Gladys França, Kleber Wolff e Valéria Borges da Silveira
* Kadu Lambach ( Legião Urbana)]
* Cia do Tango
* Orly Bach
* Escola Musical Brodway
* Os Seresteiros do IEP
* Margarete Bernardon
* Maestro Osmar Osmann
* Grupo de Dança Colégio Estadual do Paraná












Sem comentários:

Enviar um comentário