I.B.S

 Instituto Borges da Silveira 

Presidente Dr Luiz Carlos Borges da Silveira.

Coordenadora Geral. Atua principalmente na área social, contudo existem alguns projetos culturais também viabilizados pelo Instituto Borges da Silveira, alguns idealizados por Valéria Borges da Silveira.

  • Livro Tropas e Tropeiros – Caminhos da História

Autoras: Maria Inês Pierin Borges da Silveira em co-autoria com Valéria Borges da Silveira.
1ª Edição em 2006. Versão Bilingue em 2009.
  • Livro aprovado pela lei Rouanet. 


***************************



2022

MAIO

Dia 16 de maio de 2022 - reunião Lapa-Pr - pauta: Festival de Cinema da Lapa - com Maria Inês Borges da Silveira (Coordenadora Geral Festival de Cinema da Lapa), Fernando Severo (Curador do Festival), Rodrigo Alonso (Labirinto Produções), Valeria Borges da Silveira (Santa Barbara Produções), Davi José Cachimarque Pinto (Dpto Turismo da Lapa), Eduardo (Dpto Comunicação Lapa)


MARÇO 


Evento: "Encontro Veículos Antigos Lapa-Pr" acontecerá dias 9 e 10 de abril de 2022.
Sucesso garantido! 👏👏👏
Patrocínio: Cresol e Grupo Potencial.
Apoio Master: Prefeitura Municipal da Lapa.
Entre as empresas apoiadoras:: Instituto Borges da Silveira e Empresa Santa Barbara Produções.
Organização: Lapava





2021

NOVEMBRO
Dia 25 de novembro de 2021 - Mostra Itinerante de Cinema no Colégio Manoel Pedro - Lapa-Pr.
O Sesc Paraná tem parceria em vários projetos com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Instituto Borges da Silveira, Associação Literária Lapeana e Empresa Santa Barbara Produções.
Neste ano o Sesc Paraná em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente Cassio Carneiro) e com o Instituto Borges da Silveira (Presidente Valeria Borges da Silveira) promoveu essa Mostra Itinerante como um pré lançamento do 14 ° Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá em 2022. O Festival de Cinema da Lapa foi idealizado pelo casal Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira. Coordenadora Geral do Festival de Cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curador: Fernando Severo.






A Mostra Itinerante de Cinema é um projeto do Sesc Paraná. E neste ano em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente





Dia 23 de novembro de 2021 - Mostra Itinerante de Cinema em Antonio Olinto-Pr.
A Mostra Itinerante de Cinema é um projeto do Sesc Paraná. E neste ano em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente Cassio Carneiro) e com o Instituto Borges da Silveira (Presidente Valeria Borges da Silveira) está promovendo essa Mostra Itinerante como um pré lançamento do 14 ° Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá em 2022.
(Em 2020 o Festival de Cinema da Lapa teve sua 13° Edição no Sistema Drive in).
O Festival de Cinema da Lapa foi idealizado pelo casal Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira. Coordenadora Geral do Festival de Cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curador: Fernando Severo.








Dia 22 de novembro de 2021 aconteceu a abertura da Mostra Itinerante de Cinema na sede da Fael - Lapa-Pr.
O evento ocorrerá de 22 a 25 de novembro de 2021 respeitando as normas vigentes. Os outros dias da Mostra serão exibidos em outros colégios (na Lapa e em Antônio Olinto).
A Mostra Itinerante de Cinema é um projeto do Sesc Paraná. E neste ano em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente Cassio Carneiro) e com o Instituto Borges da Silveira (Presidente Valeria Borges da Silveira) está promovendo essa Mostra Itinerante como um pré lançamento do 14 ° Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá em 2022.
(Em 2020 o Festival de Cinema da Lapa teve sua 13° Edição no Sistema Drive in).
O Festival de Cinema da Lapa foi idealizado pelo casal Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira.
Entre os artistas de renome nacional que já participaram e foram homenageados no Festival de Cinema da Lapa: Ary Fontoura, Anselmo Vasconcellos, Isadora Ribeiro, Paulo Betti, Eva Wilma, Nicette Bruno, Leticia Sabatella, Murilo Rosa, Selton Mello, Julio Rocha, Marcelo Argenta, Guilherme Weber, Poliana Aleixo, Adriana Birolli, Luiz Mello, entre outros.
Coordenadora Geral do Festival de Cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curador: Fernando Severo.







Julho


Dia 22 de julho - quinta feira - às 19 horas - show audiovisual (Live) "Outro Samba" - com Márcio Juliano. Contamos com a participação!!! Todos que cultivam e curtem uma boa música estão convidados a participar!!!

Apoio: Instituto Borges da Silveira.

2020
 
DEZEMBRO

O 13º FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA REVELA OS FILMES PREMIADOS

Em uma cerimônia online transmitida pelo Youtube  o 13º Festival de Cinema da Lapa revelou na última quarta-feira os filmes premiados nas mostras competitivas de sua edição 2020. 

Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em parceria com o Instituto Borges da Silveira, o evento é o segundo mais antigo do Paraná e um dos mais importante do Brasil, tendo em sua coordenação Maria Inês Borges da Silveira.

A exemplo de diversos festivais nacionais e internacionais, a edição deste ano aconteceu de forma híbrida, mesclando atividades presenciais e online. Pela primeira vez a cidade da Lapa recebeu um cinema drive in, com os melhores recursos de som e imagem, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados.  As mostras online aconteceram graças a uma parceria com o Cine Passeio, de Curitiba. 

O Júri Oficial da Mostra Competitiva de Longas-Metragens  foi composto por Andrea Kaláboa, Valdelis Antunes, e Valeria Borges da Silveira e concedeu os seguintes prêmios:

 

- Melhor Filme – Três Verões

- Melhor Diretor – Sandra Kogut por Três Verões

- Melhor Roteiro – Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro por Três Verões

- Melhor Fotografia – Felipe Meneghel por Lamento

- Melhor Montagem – Sergio Mekler e Luisa Marques por Três Verões

- Melhor Direção de Arte – Alex Rocca por Lamento

- Melhor Som – Miriam Biderman e Ricardo Reis por Vou Nadar Até Você

- Melhor Trilha Sonora – Zé Godoy por Vou Nadar Até Você

- Melhor Ator – Marco Ricca por Lamento

- Melhor Atriz – Regina Casé por Três Verões

- Melhor Atriz Coadjuvante – Veronica Rodrigues por Lamento

- Melhor Ator Coadjuvante – DJ Amorim por Os Espetaculares

-  Prêmio Especial do Júri – O Espetaculares

 

O Júri Oficial das Mostras Competitivas de Curta-metragem foi composto por Anne Lise Ale, Kariny Martins e E.M. Z. Camargo e premiou os filmes das seguintes categorias:

 

Curta-metragens Infantil

 

Melhor Direção - Bruna Schelb Correia por A vida é coisa que segue

Melhor Filme - Lily's Hair, dirigido por Raphael Gustavo da Silva

 

Curta-metragem Paranaense

 

Melhor Direção - William Oliveira por Aquele Casal

 

Melhor Filme - Meu coração é um pouco mais vazio na cheia, dirigido por Sabrina Trentim

 

 

 







 

 
 

FESTIVAL DE CINEMA DA Lapa-Pr
De: 03 a 06 de dezembro de 2020
Realização: Instituto Histórico e Cultural da Lapa.
O evento já é uma referência como um dos principais festivais do Cinema Nacional, e contará com uma programação gratuita e repleta de atrações.
Entre os dias 03 a 06 de dezembro, na histórica Cidade da Lapa, acontecerá o tradicional Festival de Cinema coordenado por Maria Inês Pierin Borges da Silveira.
Este ano com devido a pandemia para evitar aglomerações o evento será realizado sistema DRIVE-IN, no espaço da Associação Recreativa Seara ( JBS.).
Os longas metragens, competitivos na categoria de melhor filme, serão exibidos com inicio às 20:00h.
Em parceria com o Cine Passeio de Curitiba, o Festival continuará de 06 a 09 de dezembro no formato “online” exibindo curtas metragens.
Maiores informações no site do Festival: (www.festivalcinemalapa.com.br) e nas redes sociais do evento.
Filmes na Lapa no Drive-in:
19:00h – aberto diariamente os portões - Espaço Recreação JBS
19h45 – abertura diariamente com projeção da retrospectiva dos Festivais anteriores e das Oficinas realizadas durante os festivais.
Dia 03/12 – (quinta feira) – 20:00h – o filme “Três verões” direção de Sandra Kogut – classificação indicativa 12 anos.
04/12 – (sexta-feira) - 20:00h – o filme “Vou nadar até você” direção Klaus Mitteldor – classificação indicativa 16 anos
05/12 – (sábado)- 20:00h – o filme “Os Espetaculares” – direção Andre Pellenz - classificação indicativa 12 anos
06/12 – (domingo) – 20:00h – o filme “Lamento” direção Diego Lopes e Claudio Bitencourt - classificação indicativa 16 anos
Encerramento: Premiação para os três melhores filmes de celular “CELULAPA” participação da Faculdade FAEL – Premiação “Melhor Filme” devidamente escolhido por um júri.
O Festival conta com a curadoria do Cineasta Fernando Severo e com apoio do Governo do Estado através da Copel e da Sanepar; Instituto Borges da Silveira; Caminhos do Paraná; BRDE; Fecomercio-SESC; FAEL-Faculdade Educacional da Lapa e Prefeitura Municipal da Lapa.
Produção de: Labirinto, Duplo e Santa Barbara Produções
Coordenação geral: Maria Inês Pierin Borges da Silveira
 
2019

NOVEMBRO
Festival de Cinema da Lapa. De 07 a 10 de novembro, Sucesso!!! Agradecimentos especiais a todos envolvidos!!!
























Dia 6 de novembro de 2019 - organização da Exposição "O Cinema no Olhar" - #aberturaexposicaoMISdia7denovembro - Realização: Museu de Imagem e Som do Paraná em parceria com Festival de Cinema da Lapa (Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira). Apoio: Prefeitura Municipal da Lapa. Produção: Tiom Kim. Curadoria: Geferson Vaz. Coordenação: Labirinto e Santa Barbara Produções.















OUTUBRO
Dia 30 de outubro de 2019-Entrevistas  para divulgação do Festival de Cinema da Lapa e reunião com prefeitura e equipe de logistica da Lapa.





Dia 29 de outubro de 2019 - 19:30 horas - Homenagem "Comenda Heróis da Lapa" a Antônio Ernesto da Silveira ( Dr Tucho)

Dia 29 de outubro de 2019 - reunião Colégio São José.

Dia 29 de outubro de 2019 - reunião com equipe Documentação Escolar.

SETEMBRO
Dia 28 de setembro- Oficinas pré Fetival de Cinema da Lapa



Dia 14 de setembro de 2019 - Oficina pré Festival de Cinema da Lapa. Coordenadora Oficinas: Solange Stecz. Curador Festival de Cinema: Fernando Severo. Coordenadora Festival de Cinema da Lapa: Maria Inês Borges da Silveira. Realização Festival da Lapa: Governo Federal, Instituto Historico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira. Produtoras: Labirinto, Duplo e Santa Barbara Produções. Agradecimentos especiais a todos apoiadores!!!
 
 
 
 
 
 
 
 


AGOSTO

Dia 17 de agosto de 2019 - alguns registros das oficinas pré Festival de Cinema da Lapa na Colônia Johannesdorf.






Dia 16 de agosto de 2019 - Oficinas pré Festival de Cinema da Lapa.




Dia 16 de agosto de 2019 - 11 horas - reunião Secretaria de Educação de Campo Tenente. Pauta: Oficinas Pré Festival de Cinema da Lapa.

Dia 12 de agosto de 2019 - ensaios Projeto Corais Lapa. Contamos com a participação da comunidade Lapeana. Venham fazer parte dessa história!!! Proponente/Regente Paulo Valente. Produtoras: Bia Reiner e Valeria Borges da Silveira. Realização: Governo Federal e Caminhos do Paraná. Apoios: 15 GAC AP e Prefeitura Municipal da Lapa.


10 de agosto - entrevista de Valeria Borges da Silveira para Washington Luis Goncalves.

Dia 9 de agosto de 2019 - Alguns registros Oficina Pré Festival de Cinema da Lapa - Escola Padre Feijó.



Dia 3 de agosto de 2019 - Oficina Pré Festival de Cinema da Lapa - Escola Padre Feijó. Coordenação Oficinas: Solange Stecz. Coordenação Festival de cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curadoria Festival de Cinema da Lapa: Fernando Severo. Equipe Monitores Oficina: Teia Werner, Murilo Lazarin, Rafael Soares e Priscila. Produção Festival de Cinema da Lapa: Labirinto, Duplo e Santa Barbara Produções. Agradecimentos especiais a Prefeitura Municipal da Lapa e a administração da Escola Padre EPadre Feijó.




Dia 2 de agosto de 2019 - Oficina Pré Festival de Cinema da Lapa - Escola Padre Feijó. Coordenação Oficinas: Solange Stecz. Coordenação Festival de cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curadoria Festival de Cinema da Lapa:Fernando Severo. Equipe Monitores Oficina: Teia Werner, Murilo Lazarin, Rafael. Produção Festival de Cinema da Lapa: Labirinto (Rodrigo Alonso e Gabi), Duplo (Laura Haddad), Santa Barbara Produções (Valeria Borges da Silveira). Agradecimentos especiais a Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura da Lapa; Diretoria, Professores e funcionários Escola Padre Feijó; toda equipe das oficinas e equipe do Festival!








JULHO
Dia 30 de julho de 2019 - Escola Padre Feijó - pauta: oficinas pré Festival de Cinema da Lapa.





Dia 8 de julho de 2019 - 16:30 horas - Reunião Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Campo Tenente-Pr. Pauta: Projetos Culturais ( Oficinas Festival de Cinema da Lapa, Projeto Biblioteca Interativa Fael, Palestras Histórico Culturais, Corais Lapa, Site:www.livroseciavaleriaborges.com.br).


Dia 8 de julho de 2019 - reunião na Escola Padre Feijó - Lapa-Pr. Pauta: Projetos Culturais ( Oficinas Festival de Cinema da Lapa, Projeto Biblioteca Interativa Fael, Palestras Histórico Culturais, Corais Lapa, Site:www.livroseciavaleriaborges.com.br).



JUNHO 

Dia 13 de junho de 2019 - reunião na empresa Potencial. Na pauta: Festival de Cinema da Lapa 2019!




ABRIL
Dia 16 de abril de 2019 - Conferência Municipal dos Direitos do Idoso (13 às 17 horas) - onde participamos como presidente do Instituto Borges da Silveira e Coordenadora da UTIL - Universidade da Terceira Idade da Lapa. A UTIL foi idealizada por Valeria Borges da Silveira e viabilizada em 2002 (17 anos de existência!)através de parceria com Instituto Borges da Silveira e FAEL. E conta com apoio da Prefeitura Municipal da Lapa através do transporte. Isolina Floriano - aluna da UTIL e Veridiana Bueno - da equipe da FAEL também participaram da Conferência Municipal. 









2018




NOVEMBRO
FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA



Sem comentários:

Enviar um comentário