A.P.P.

 Academia Paranaense de Poesia


Participação em eventos culturais e lítero -musicais, palestras, lançamentos de livros e coletâneas literárias.

Participação na Oficina de Poesia às quintas-feiras na Biblioteca Pública do Paraná. Participação na 3ª terça-feira de cada mês na sede do Centro Paranaense de Letras que faz parceria com a entidade.



Ultimos eventos

2021
AGOSTO
Dia 17 de agosto de 2021 a Academia Paranaense da Poesia realizou uma emocionante edição do projeto "Terça com Música e Poesia". A Reunião remota foi em homenagem aos acadêmicos Miguel Angel Almada, Mamed Assim Zauíth, Paulo Roberto Walbach Prestes e Teresinha Procopiak que faleceram recentemente.
Agradecimentos especiais às entidades culturais promotoras do evento pelo convite para participar na homenagem proferida para Teresinha Procopiak!! ❤️❤️❤️
O evento online foi realizado em parceria com a Academia Feminina de Letras do Paraná, Centro de Letras do Paraná e União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba.
 









 
 
2020
MAIO
OFICINA PERMANENTE DE POESIA
Oficina Permanente de Poesia; Agradecimentos especiais a Lilia Souza - Academia Paranaense de Poesia 

O QUADRO – autoria: 
"Havia aquele quadro naquele lugar.
Um presente inesperado
Que algo inusitado causou.
Mudei mas ele não mudou.
Na mente as lembranças que gerou.
O mesmo retrato e um mesmo sonhar.
O antigo cômodo desse modo volto a amar..."



OFICINA VIRTUAL: 07/05/2020 e 14/05/2020
POEMAS DOS PARTICIPANTES
Nas Oficinas Virtuais de 07 e de 14 de maio, Lilia partiu de crônicas de Rubem Alves, em que o autor faz referências às coisas simples como matéria poética e ao diferenciado – o perturbado – olhar do poeta, para encontrar nisso a poesia. Nessas crônicas, Rubem Alves citou Adélia Prado, como exemplo para seus argumentos.
Alguns participantes da Oficina brindaram-nos com seus poemas


2019
DEZEMBRO
Dia 07 de dezembro de 2019 - 15 horas - participando do "Sarau Literário" - promovido pela Ubt, Academia Paranaense da Poesia e Centro de Letras do Paraná. Local: Sesi Cultural. Parabéns aos organizadores e a todos participantes! 👏🌹🎉







JULHO


OFICINA PERMANENTE DE POESIA 
Projeto da Academia Paranaense da Poesia, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná – VOLUNTARIADO DA POESIA – desde 15/08/2002 (de março a junho e de agosto a novembro.

Sarau de Férias com Valéria Borges da Silveira.

FIM DE TARDE
* Foto tirada perto da entrada da Lapa

JUNHO
Acadêmicos da Academia Paranaense da Poesia - Sessão Solene de Posse dos Novos Acadêmicos - Auditório do Centro de Letras do Paraná, 21.05.2019.
Cantora Karina Valdez e músicos com Maria Inês Pierin Borges da Silveira (presidente da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR), Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do Centro de Letras do Paraná) e acadêmica Valéria Borges da Silveira - Posse dos Novos Acadêmicos e Associado Correspondente na Academia Paranaense da Poesia, realizada em 21.05.2019 no auditório do Centro de Letras do Paraná.

MAIO
Dia 21 de maio de 2019 - Solenidade de posse da nova diretoria e de novos membros da Academia Paranaense de Poesia com apresentação musical da cantora Argentina Karina Valdez e seus músicos. Karina é membro correspondente da Accur - Academia de Cultura de Curitiba. Na foto Karina Valdez e seus músicos, Maria Inês Borges da Silveira - Presidente da Accur, Ney Azevedo - Presidente do Centro de Letras do Paraná e Valeria Borges da Silveira - Presidente Associação Literária Lapeana.




A União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba, a Academia Paranaense da Poesia e o Centro de Letras do Paraná, participaram ontem 29 de março de 2019, na Praça Rui Barbosa, das comemorações dos 326 anos de Curitiba, ação de cidadania, promovida pela Secretaria de Justiça, Trabalho e Família do Estado do Paraná, com um Varal de Trovas, haicais e poesias (estilo livre) escritas por mais de 60 poetas em homenagem a cidade.
Ao Secretario de Justiça, Trabalho e Família, Ney Leprevost, nosso mais profundo agradecimento, pois com este honroso convite nos permitiu levar à população Curitibana no dia do aniversário da cidade, a nossa arte. Muito obrigada!





2018

Dia 13 de setembro de 2018 - "Festa da Primavera" (com homenagem a Chloris Casagrande Justen)
na Biblioteca Pública - Curitiba-PR






2017

OUTUBRO
Dia 17 de outubro - "Tarde de Música e Poesia" - realização Academia Paranaense da Poesia parceria com Centro de Letras do Paraná.








JUNHO
Dia 29 de junho de 2017 - Reunião/Oficina Permanente de Poesia. Realização Academia Paranaense da Poesia.









Participação Reunião Academia Paranaense da Poesia em parceria com Centro de Letras do Paraná - 16 de maio de 2017 - "Tarde da Poesia" - realização: Academia Paranaense da Poesia












Dia 18 de abril - participação reunião Academia Paranaense de Poesia e Centro de Letras do Paraná.


Dia 25 de março de 2017 - participação reunião Academia Paranaense de Poesia


******************************************
Novembro
26 de novembro de 2016. Participação "almoço com poesia" - Academia Paranaense de Poesia


 
Agosto
Dia 16 de agosto de 2016 - reunião Academia Paranaense da Poesia e Centro de Letras do Paraná.


  
Dia 30 de junho de 2016 - Participação na reunião da Academia Paranaense de Poesia. Oficina Permanente de Poesia - após confraternização Restaurante San Domingos.





Dia 16 de junho de 2016 - A UBT - Seção Curitiba em parceria com a Academia Paranaense da Poesia e Biblioteca Publica do Paraná realizou mais uma edição de seu projeto Oficina de Trovas.
O tema da oficina foi A Trova na Escola sendo a mesma ministrada por Maria da Graça S. de Araújo.






Maio de 2016
A União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba, realizou dia 19 de maio de 2016 , mais uma edição de seu projeto Oficina de Trovas, referida atividade é realizada em conjunto com a Academia Paranaense da Poesia e em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná. O Ministrante, trovador Maurício Norberto Friedrich, trouxe aos participantes da oficina a Trova no Paraná, retratando especificamente trovas dos seguintes trovadores: Janske Niemann Schlenker (Curitiba), Alberto Paco (Maringá) e Gerson Cesar Souza (São Mateus do Sul).
O evento, não obstante o frio e a garoa fina e incessante, contou com a presença maciça de trovadores, poetas, músicos além de apreciadores da trova. 



 

 
dia 07 de abril de 2016:
OFICINA PERMANENTE DE POESIA um projeto da Academia Paranaense da Poesia em parceria com a Biblioteca Pública Do Paraná.
Uma aula com o Académico Paulo Roberto Karam - Camões : a polêmica de Dinamene.
na Biblioteca Pública do Paraná


************************
Março de 2016 - As Mulheres da Literatura em Curitiba e Região metropolina... da esquerda para a Direita:
Neumar Carta Winter (Presidente do Centro de Letras do Paraná 2013/2015). Lygia Lopes dos Santos (Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, (Lilia Souza (Presidente eleita da Academia Paranaense da Poesia - 2016/2018) Valeria Borges da Silveira (Presidente da Associação Literária da Lapa), Chloris ...Casagrande Justen (Presidente da Academia de Letras do Paraná e Centro Paranaense Feminino de Cultura), Vânia Ennes (Grã Mestra da Soberana Ordem do Sapo), Roza de Oliveira Presidente da Academia Paranaense da Poesia, Maria Inês Borges da Silveira (Presidente da Academia de Cultura de Curitiba) e Andréa Motta (Presidente da União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba e Vice-Presidente eleita da Academia Paranaense da Poesia (2016/2018)).


Reunião dia 09 de março de 2016
*************
Reunião 15 de setembro de 2015

Almoço com Poesia:
Agosto de 2015





Março de 2015
    Interpretação de poesia - no "almoço com Poesia"

Reunião março 2015



*********************





na confraternização 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário