S.B. PRODUÇÕES

 Santa Bárbara Produções

Serviços de organizações de Feiras, Festas, Congressos, Exposições, Palestras e cursos em geral. 
Organizações de Eventos em Geral,  projetos e produções culturais.

 
2022

MAIO

Dia 16 de maio de 2022 - reunião Lapa-Pr - pauta: Festival de Cinema da Lapa - com Maria Inês Borges da Silveira (Coordenadora Geral Festival de Cinema da Lapa), Fernando Severo (Curador do Festival), Rodrigo Alonso (Labirinto Produções), Valeria Borges da Silveira (Santa Barbara Produções), Davi José Cachimarque Pinto (Dpto Turismo da Lapa), Eduardo (Dpto Comunicação Lapa)




MARÇO 


Evento: "Encontro Veículos Antigos Lapa-Pr" acontecerá dias 9 e 10 de abril de 2022.
Sucesso garantido! 👏👏👏
Patrocínio: Cresol e Grupo Potencial.
Apoio Master: Prefeitura Municipal da Lapa.
Entre as empresas apoiadoras:: Instituto Borges da Silveira e Empresa Santa Barbara Produções.
Organização: Lapava

                                          2021

DEZEMBRO

 Dia 11 de dezembro de 2021 (14 às 17:30 horas) - participando do Forum Pato Branco - Painel de Literatura











Dia 7 de dezembro de 2021 abertura "I Mostra Visões da Arte".

Realização: ACCUR e APAP. Parceria: ACP e BRDE.
Fotos: Marco Charneski




Dia 6 de dezembro de 2021 reunião com Claudia Bibas do Nascimento e Geraldo Do Valle .


Dia 4 de dezembro de 2021 - evento de final de ano da Academia Paranaense de Odontologia (Presidente Andre M Rodrigues )
Muito honrada pelo convite participamos como Presidente da Associação Literária Lapeana e representamos o Observatório da Cultura Paranaense (Presidente Ernani Buchmann )
Na programação a apresentação da Congada Ferreira abrilhantou o evento!












NOVEMBRO
Dia 29 de novembro de 2021 - reunião na Secretaria de Educação da Lapa-Pr com Cristina Ganzert , Katia Arruda Tuchinski , Claudia Bibas do Nascimento.


Dia 25 de novembro de 2021 - Mostra Itinerante de Cinema no Colégio Manoel Pedro - Lapa-Pr.
O Sesc Paraná tem parceria em vários projetos com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Instituto Borges da Silveira, Associação Literária Lapeana e Empresa Santa Barbara Produções.
Neste ano o Sesc Paraná em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente Cassio Carneiro) e com o Instituto Borges da Silveira (Presidente Valeria Borges da Silveira) promoveu essa Mostra Itinerante como um pré lançamento do 14 ° Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá em 2022. O Festival de Cinema da Lapa foi idealizado pelo casal Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira. Coordenadora Geral do Festival de Cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curador: Fernando Severo.






Dia 24 de novembro de 2021 - Mostra Itinerante de Cinema no Colégio Manoel Pedro - Lapa-Pr. A Mostra Itinerante de Cinema é um projeto do Sesc Paraná. E neste ano em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente Cassio Carneiro) e com o Instituto Borges da Silveira (Presidente Valeria Borges da Silveira) está promovendo essa Mostra Itinerante como um pré lançamento do 14 ° Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá em 2022. O Festival de Cinema da Lapa foi idealizado pelo casal Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira. Coordenadora Geral do Festival de Cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curador: Fernando Severo.





Dia 23 de novembro de 2021 - Mostra Itinerante de Cinema em Antonio Olinto-Pr.
A Mostra Itinerante de Cinema é um projeto do Sesc Paraná. E neste ano em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente Cassio Carneiro) e com o Instituto Borges da Silveira (Presidente Valeria Borges da Silveira) está promovendo essa Mostra Itinerante como um pré lançamento do 14 ° Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá em 2022.
(Em 2020 o Festival de Cinema da Lapa teve sua 13° Edição no Sistema Drive in).
O Festival de Cinema da Lapa foi idealizado pelo casal Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira. Coordenadora Geral do Festival de Cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curador: Fernando Severo.








Dia 22 de novembro de 2021 aconteceu a abertura da Mostra Itinerante de Cinema na sede da Fael - Lapa-Pr.
O evento ocorrerá de 22 a 25 de novembro de 2021 respeitando as normas vigentes. Os outros dias da Mostra serão exibidos em outros colégios (na Lapa e em Antônio Olinto).
A Mostra Itinerante de Cinema é um projeto do Sesc Paraná. E neste ano em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa (Presidente Cassio Carneiro) e com o Instituto Borges da Silveira (Presidente Valeria Borges da Silveira) está promovendo essa Mostra Itinerante como um pré lançamento do 14 ° Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá em 2022.
(Em 2020 o Festival de Cinema da Lapa teve sua 13° Edição no Sistema Drive in).
O Festival de Cinema da Lapa foi idealizado pelo casal Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira.
Entre os artistas de renome nacional que já participaram e foram homenageados no Festival de Cinema da Lapa: Ary Fontoura, Anselmo Vasconcellos, Isadora Ribeiro, Paulo Betti, Eva Wilma, Nicette Bruno, Leticia Sabatella, Murilo Rosa, Selton Mello, Julio Rocha, Marcelo Argenta, Guilherme Weber, Poliana Aleixo, Adriana Birolli, Luiz Mello, entre outros.
Coordenadora Geral do Festival de Cinema: Maria Inês Borges da Silveira. Curador: Fernando Severo.




Dia 21 de novembro de 2021 participamos do lançamento da "Agenda Poética 2022" . Realização: CLIP Câmara Literária de Pomerode. Na agenda a poesia "O Amor que Faz Viver" - autoria: Valeria Borges da Silveira está publicada na data do dia 21 de novembro de 2022.





Dia 21 de novembro de 2021 no lançamento da Antologia Feira do Poeta Curitiba " Conexão VII" (Coordenador Amaury Nogueira ).
Nesta Antologia participamos com duas poesias (autoria: Valeria Borges da Silveira ) - "Limites" e "O Amor que Faz Viver".











Dia 20 de novembro - Recebemos o Certificado referente ao Projeto "Poetizar o mundo" pela participação no E-book "Melhores Poemas 2021". Obrigada Isabel Furini (Organizadora).



Dia 3 de novembro de 2021 - Reunião produtiva com Octavio Neto da Invox Produções.
Projeto VOZES DA CIDADE. Direção: Bruno Oliveira Santos. Produção: Valeria Borges da Silveira. Designer Gráfico: Victor Polato.


OUTUBRO
Dia 27 de outubro de 2021 participamos do Evento "Lidere-se". Alguns temas abordados no evento: Outubro Rosa, Violência Domestica e Empreendedorismo - com depoimentos emocionantes e informações importantes!
Agradecimentos especiais a Celia Regina Rocha - vice presidente da Acial pelo convite.
Parabenizamos a todos envolvidos na organização do evento e nos projetos explanados na ocasião!





Dia 27 de outubro de 2021 - reunião com a querida amiga historiadora Claudia Bibas do Nascimento e com o prefeito Diego Ribas.



24 de outubro- Compartilhamos com alegria mais um curso concluído. Curso de Literatura Digital.


20 de outubro- Registramos mais algumas importantes reuniões com empreendedoras da cidade da Lapa-Pr nesse início do mês de outubro de 2021. Projeto VOZES DA CIDADE. Direção: Bruno Oliveira Santos. Produção: Valeria Borges da Silveira. Designer Gráfico: Victor Polato.



SETEMBRO
Dia 15 de setembro de 2021 registramos algumas importantes reuniões - Projeto "Vozes da Cidade" - Realização: Bruno Oliveira Santos . Produção: Valeria Borges da Silveira . Designer Gráfico: Victor Polato .



05 de setembro-Certificado recebido referente Curso realizado na WR Models (temas abordados: Expressões Faciais e Corporais, Cinema, Publicidade, Comerciais, Marketing/Marketing Pessoal e ainda terminologias diversas, como moda, booking, cast, casting, etc).








AGOSTO

Dias 30 e 31 de agosto de 2021 registramos mais algumas importantes reuniões do Projeto "Vozes da Cidade" - Coordenador: Bruno Oliveira Santos. Produtora: Valeria Borges da Silveira . Designer Gráfico: Victor Polato.




Dia 20 de agosto de 2021 - Curso WR Models





Dia 20 de agosto de 2021 - reunião com equipe do departamento de Cultura do Sesc - Sistema Fecomercio (Curitiba-PR)


O projeto "Vozes da Cidade" está conectado com várias pessoas.
Registramos mais algumas importantes visitas que realizamos aos empresários da Lapa. Elas ocorreram entre os dias 11 de agosto e 17 de agosto de 2021.
Muito em breve, mais detalhes do que vem por aí.
Essa iniciativa tem coordenação de Bruno Oliveira Santos e produção de Valeria Borges da Silveira.





Dia 12 de agosto de 2021 - reunião com Cláudia Bibas Do Nascimento . Temos vários projetos em parceria desde 2009! Logo retomaremos alguns projetos com novidades!





Dia 06 de agosto de 2021- Projeto "Vozes da Cidade" - Direção: Bruno Oliveira Santos. Produção: Valeria Borges da Silveira
Designer Gráfico: Victor Polato.
Entre os dias 29 de julho e 5 de agosto registramos algumas reuniões importantes!!
Em breve mais informações sobre o projeto!!
A cidade da Lapa merece!!!
 







 
JULHO
 
Dia 31 de julho de 2021 - aula #wrmodels sobre vídeo e cinema com o cineasta Otávio Corrêa.
 

 
 
Dia 30 de julho de 2021 participamos do "Sarau Virtual Alpas 21".
Lindo Sarau!!! Parabéns a todos participantes e organizadores!!! 
 


 
 

 

Dia 2 de julho de 2021 Participamos de uma "Formatura Cívico Militar" no Colégio Militar de Curitiba. Solenidade especial com entrega do Livro "Lapa História e Memórias" ao Colégio Militar. O projeto do livro é uma parceria do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Prefeitura Municipal da Lapa e contou com o patrocínio de Arauz Advogados Associados e Grupo Potencial. Pesquisa e Redação: Rosemery S Bianchini e Valeria Borges da Silveira . Agradecimentos especiais ao Colégio Militar de Curitiba pela acolhida e convite e ao 15 GAC AP pelo apoio. Entre os presentes: Luiz Carlos Borges da Silveira (Diretor Administrativo Brde/ ex ministro da Saúde/ no evento representando o Instituto Histórico e Cultural da Lapa), Valéria Borges da Silveira (Presidente Associação Literária Lapeana), Diretor Colégio Militar de Curitiba e Comandante Camara 15 GAC AP.


Agradecimentos especiais ao Colégio Militar de Curitiba pelo convite e ao 15 Gac Ap por todo apoio. O projeto do livro foi idealizado através do Instituto Histórico e Cultural da Lapa em parceria com a Prefeitura Municipal da Lapa. Teve como patrocínios: Arauz Advogados Associados e Grupo Potencial. Autoras: Rosemery S Bianchini e Valeria Borges da Silveira . Exemplares do livro "Lapa História e Memórias" foram doados a Secretaria Municipal de Educação da Lapa e ao Núcleo Regional de Educação - para as bibliotecas de escolas do município e ao Colégio Militar de Curitiba.

Doação do Livro " Lapa - Histórias e Memórias"
Lapa/PR - As autoras Valéria e Rosemery doaram 210 exemplares do livro “Lapa - Histórias e Memórias" para o Colégio Militar de Curitiba (CMC).
O livro trata do Cerco da Lapa e do histórico do Município da Lapa/PR e será distribuído para todos os Colégios Militares.
Na manhã do dia 02 de julho, foi realizada uma formatura para realizar a entrega, momento em que a autora Valéria esteve presente e, acompanhada do Coronel Acélio Ferreira da Silva Júnior, Comandante do CMC, realizou a entrega simbólica do livro para a Coronel-Aluna Maria Eduarda Antunes Aragão, simbolizando a doação à todos os Colégios Militares do Brasil.
Encerrando a cerimônia, o 15º GAC AP realizou a apresentação de Ordem Unida sem Comando.
Estiveram presentes na cerimônia o Sr Gen Div Carlos José Russo Assumpção PENTEADO, Comandante da 5ª Divisão de Exército e o Sr TC Paulo Henrique CAMARA da Cunha, representando o Gen Bda Luciano Batista De LIMA, Comandante da AD/5.






Dia 01 de julho de 2021 - reunião Prefeitura Municipal da Lapa







JUNHO

Dia 22 de junho de 2021 - profícua reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Lapa-Pr.
Compartilhando página Secretaria de desenvolvimento Econômico - "Na manha desta terça-feira (22/06/2021), o Secretario de Desenvolvimento Econômico Edevir Massao Scroccaro e o Diretor de Turismo Davi José Cachimarque Pinto Receberam a Lapeana Valéria Borges da Silveira.
Valéria é formada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior - UNICEMP, tem especialização em, Direito e Gestão Empresarial, Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, Gestão Cultural, Gestão de Eventos, Gestão em Projetos Turísticos, Credenciamento em Jornalismo, além de cursos técnicos Gestão de Eventos, Desenho Artístico e Publicitário, Prática e Técnica de Escritório, escritora, além de uma grande contribuição para a cidade da Lapa, sendo Diretora de Turismo em 2005 e 2006 e Secretaria de Cultura e Turismo 2009 à 2012 e inúmeras outras atuações e formações. Atualmente é Presidente da Associação Literária Lapeana.
Na pauta, trouxe demandas e sugestões para a atual gestão."




Dia 18 de junho de 2021 - Washington Luis Goncalves entrevista Valeria Borges da Silveira - Rádio Legendária





FEVEREIRO

Dia 25 de fevereiro de 2021 - 11 horas - entrega livros no Colégio Cooperativa.
*Livros de autoria de Valeria Borges da Silveira , também alguns sob organização de Valeria Borges da Silveira, Instituto Histórico e Cultural da Lapa e/ou Associação Literária Lapeana e cartilha Cívica "Despertar Cidadão" de autoria de Luiz Carlos Borges da Silveira.

16 horas - entrega livros Colégio Dinâmico.




Dia 22 de fevereiro de 2021 - realizada a entrega de exemplares do Livro "Lapa História e Memórias" para Diretorias das Escolas da Rede Municipal de Ensino da Lapa. Esse projeto tem como intuito principal preservar e divulgar a história e os valores culturais para o conhecimento das novas gerações. O projeto do livro é uma parceria do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Prefeitura Municipal da Lapa. Pesquisa, seleção de textos e redação:
Rosemery S Bianchini
e
Valeria Borges da Silveira
. Projeto Gráfico: Editora Coletânea. Diagramação: William Costa. Fotos do Livro:
Altivir Gaio Filho
, Arnaldo Alves e Prefeitura Municipal da Lapa. Patrocínios: Arauz & Advogados Associados e Grupo Potencial.





16 horas - entrega de exemplares do Livro "Lapa História e Memórias" para
Regiane Santos
- representante do Núcleo de Educação Área Metropolitana Sul. Os livros serão entregues às bibliotecas das escolas vinculadas ao Núcleo. O pré lançamento ocorreu dia 14 de dezembro de 2020, respeitando todas as normas e decretos vigentes. Esse projeto é uma parceria do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Prefeitura Municipal da Lapa. Pesquisa, seleção de textos e redação:
Rosemery S Bianchini
e
Valeria Borges da Silveira
. Projeto Gráfico: Editora Coletânea. Diagramação: William Costa. Fotos do Livro: Altivir Gaio Filho , Arnaldo Alves e Prefeitura Municipal da Lapa. Patrocínios: Arauz & Advogados Associados e Grupo Potencial.




Dia 6 de fevereiro de 2021 - após"Formatura Militar" alusiva ao "Cerco da Lapa" - foi realizada a entrega de exemplares do livro "Lapa História e Memórias" (obra organizada pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa em parceria com a Prefeitura Municipal da Lapa - com patrocínio de Arauz Advogados & Associados e Grupo Potencial). Receberam os exemplares: General de Divisão PENTEADO - Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada BRANCALIONE - Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada LIMA - Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada SERGIO MARTINS - Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, Tenente Coronel CAMARA - Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado.
Participaram da entrega Luiz Carlos Borges da Silveira - Diretor BRDE (representando o Governador do Estado do Paraná), Prefeito Municipal da Lapa
Diego Ribas
e
Valeria Borges da Silveira
- Presidente da Associação Literária Lapeana e Coordenadora Cultural do Instituto Histórico e Cultural da Lapa.
 




 
 Dia 3 de fevereiro de 2021 - reunião Secretaria Municipal de Educação da Lapa.
 


"Onde há vontade, há um caminho".
"Se eu tivesse mais alma para dar eu daria! Isso para mim é viver" (Djavan)
#parceriasquefazemadiferenca 

JANEIRO
Dia 26 de janeiro de 2021 - reunião com Dr Darci Piana (Vice Governador do Paraná/Presidente da Fecomércio) 

Dia 20 de janeiro de 2021 - reunião com Márcio Norberto e Luane - Departamento Cultura SESC - Fecomércio em 
Sesc no Paraná

 
 
2020
DEZEMBRO
 
 

O 13º FESTIVAL DE CINEMA DA LAPA REVELA OS FILMES PREMIADOS


Em uma cerimônia online transmitida pelo Youtube  o 13º Festival de Cinema da Lapa revelou na última quarta-feira os filmes premiados nas mostras competitivas de sua edição 2020. 


Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em parceria com o Instituto Borges da Silveira, o evento é o segundo mais antigo do Paraná e um dos mais importante do Brasil, tendo em sua coordenação Maria Inês Borges da Silveira.


A exemplo de diversos festivais nacionais e internacionais, a edição deste ano aconteceu de forma híbrida, mesclando atividades presenciais e online. Pela primeira vez a cidade da Lapa recebeu um cinema drive in, com os melhores recursos de som e imagem, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados.  As mostras online aconteceram graças a uma parceria com o Cine Passeio, de Curitiba. 


O Júri Oficial da Mostra Competitiva de Longas-Metragens  foi composto por Andrea Kaláboa, Valdelis Antunes, e Valeria Borges da Silveira e concedeu os seguintes prêmios:

 

- Melhor Filme – Três Verões

- Melhor Diretor – Sandra Kogut por Três Verões

- Melhor Roteiro – Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro por Três Verões

- Melhor Fotografia – Felipe Meneghel por Lamento

- Melhor Montagem – Sergio Mekler e Luisa Marques por Três Verões

- Melhor Direção de Arte – Alex Rocca por Lamento

- Melhor Som – Miriam Biderman e Ricardo Reis por Vou Nadar Até Você

- Melhor Trilha Sonora – Zé Godoy por Vou Nadar Até Você

- Melhor Ator – Marco Ricca por Lamento

- Melhor Atriz – Regina Casé por Três Verões

- Melhor Atriz Coadjuvante – Veronica Rodrigues por Lamento

- Melhor Ator Coadjuvante – DJ Amorim por Os Espetaculares

-  Prêmio Especial do Júri – O Espetaculares

 

O Júri Oficial das Mostras Competitivas de Curta-metragem foi composto por Anne Lise Ale, Kariny Martins e E.M. Z. Camargo e premiou os filmes das seguintes categorias:

 

Curta-metragens Infantil

 

Melhor Direção - Bruna Schelb Correia por A vida é coisa que segue

Melhor Filme - Lily's Hair, dirigido por Raphael Gustavo da Silva

 

Curta-metragem Paranaense

 

Melhor Direção - William Oliveira por Aquele Casal

 

Melhor Filme - Meu coração é um pouco mais vazio na cheia, dirigido por Sabrina Trentim

 

 

 







 

 
 

FESTIVAL DE CINEMA DA Lapa-Pr
De: 03 a 06 de dezembro de 2020
Realização: Instituto Histórico e Cultural da Lapa.
O evento já é uma referência como um dos principais festivais do Cinema Nacional, e contará com uma programação gratuita e repleta de atrações.
Entre os dias 03 a 06 de dezembro, na histórica Cidade da Lapa, acontecerá o tradicional Festival de Cinema coordenado por Maria Inês Pierin Borges da Silveira.
Este ano com devido a pandemia para evitar aglomerações o evento será realizado sistema DRIVE-IN, no espaço da Associação Recreativa Seara ( JBS.).
Os longas metragens, competitivos na categoria de melhor filme, serão exibidos com inicio às 20:00h.
Em parceria com o Cine Passeio de Curitiba, o Festival continuará de 06 a 09 de dezembro no formato “online” exibindo curtas metragens.
Maiores informações no site do Festival: (www.festivalcinemalapa.com.br) e nas redes sociais do evento.
Filmes na Lapa no Drive-in:
19:00h – aberto diariamente os portões - Espaço Recreação JBS
19h45 – abertura diariamente com projeção da retrospectiva dos Festivais anteriores e das Oficinas realizadas durante os festivais.
Dia 03/12 – (quinta feira) – 20:00h – o filme “Três verões” direção de Sandra Kogut – classificação indicativa 12 anos.
04/12 – (sexta-feira) - 20:00h – o filme “Vou nadar até você” direção Klaus Mitteldor – classificação indicativa 16 anos
05/12 – (sábado)- 20:00h – o filme “Os Espetaculares” – direção Andre Pellenz - classificação indicativa 12 anos
06/12 – (domingo) – 20:00h – o filme “Lamento” direção Diego Lopes e Claudio Bitencourt - classificação indicativa 16 anos
Encerramento: Premiação para os três melhores filmes de celular “CELULAPA” participação da Faculdade FAEL – Premiação “Melhor Filme” devidamente escolhido por um júri.
O Festival conta com a curadoria do Cineasta Fernando Severo e com apoio do Governo do Estado através da Copel e da Sanepar; Instituto Borges da Silveira; Caminhos do Paraná; BRDE; Fecomercio-SESC; FAEL-Faculdade Educacional da Lapa e Prefeitura Municipal da Lapa.
Produção de: Labirinto, Duplo e Santa Barbara Produções
Coordenação geral: Maria Inês Pierin Borges da Silveira

 
 
NOVEMBRO
Dia 6 de novembro de 2020 - 13 horas - reunião 28 BPM - Lapa-Pr

 
 Dia 27 de outubro de 2020 - 10 horas - reunião 15 Gac Ap.




 
 
JUNHO

EM ÉPOCA DE PANDEMIA – autoria: Valeria Borges da Silveira (página 19)
"Desde meados de março de 2020 estamos passando por uma fase um tanto atípica...
Muita preocupação com toda essa situação atual. Desde fevereiro trabalho na administração de um Hospital.
Preocupação com colegas de trabalho, com família, com amigos, e também com a solução para a humanidade.
Preocupação por algumas pessoas não darem a devida importância aos mínimos cuidados para controle dessa pandemia...
Sinto Saudades de meus pais, meus irmãos, enfim toda família.
Sinto Saudades de amigos especiais...
Saudades de um simples abraço, um aperto de mão...
Mas como dizia Charles Chaplin: “Nada é para sempre neste mundo, nem mesmo nossos problemas”.
Moro com minha filha. Ela é a grande companheira de todas as horas.
Paralelamente, com “essa mudança” - tenho curtido mais a companhia de minha filha, assistimos filmes juntas, conversamos bastante, revimos algumas fotos. Temos “testado” também umas novas receitas gastronômicas, algumas guloseimas...
Tenho assistido muitas “lives” com apresentações musicais, com contações de histórias, com cursos online, com personalidades de renome local, regional, nacional e internacional.
Também tenho tido muita inspiração para escrever... Alguns textos, algumas poesias.
Uso a arte de escrever como “terapia”. A inspiração vem dos mais diferentes lugares, algo que ouvi, algo que vivenciei, algo que me deixou “intrigada”, algo que me fez sonhar...
Tenho refletido muito sobre tudo. Sobre a vida. Sobre os relacionamentos. Sobre como manifestar os sentimentos.
Tenho pensado o porquê de “corrermos” tanto no dia-a-dia e sequer pararmos para vermos se vale a pena.
Deveríamos fazer constantemente um “feedback” das nossas ações cotidianas. Procurar ter mais tempo para coisas que realmente fazem a diferença em nossas vidas... Curtir mais a família, curtir mais os amigos, curtir mais a natureza...
Deveríamos cuidar mais da natureza, curtir mais os lindos fenômenos que ela apresenta... Um arco-íris, um pôr do sol, pingos de chuva, uma noite de lua cheia...
Olhar para as coisas com olhos diferentes, enxergar além das cores, refletir sobre o verdadeiro significado da vida, refletir sobre a importância do amor e fazer renascer os mais nobres sentimentos.
Mais do que buscar a cura do vírus, devemos buscar a cura do mundo, tentarmos fazer um mundo melhor.
Valorizar toda a riqueza natural do universo. Céus, terras, mares... O sol, a lua, as estrelas, as flores, as plantas...
Valorizar as pessoas que convivemos, procurar ver além da aparência... Falar palavras gentis, agir com educação, respeito e consideração sempre!
“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...” (Renato Russo).
Que a fé nos renove sempre e nos faça sonhar e acreditar em dias melhores."

Link da revista:

MAIO

A convite de Claudia Cordeiro aceitei participar desse maravilhoso trabalho. No livro falo um pouco do projeto UTIL - Universidade da Terceira Idade da Lapa- autoria: Valeria Borges da Silveira
Obrigada Cláudia pela oportunidade! Parabéns a você e a todos envolvidos!


ESSA CIÊNCIA > E seus cientistas maravilhosos.
Pra quem é educador, saber que acaba de chegar um e-book gratuito e de acesso irrestrito sobre os desafios da educação é como encontrar um oásis em meio a esse deserto de incertezas que estamos vivendo.
A Syntagma Editores acaba de lançar o livro "Processos Educacionais: desafios contemporâneos", organizado pela garota-prodígio Claudia Talochinski Cordeiro, aluna do mestrado em Estudos da Linguagem, da UTFPR. O livro traz experiências, relatos e projetos envolvendo educação de comunidades ciganas no Rio Grande do Norte, povos indígenas no Amazonas, experiências no Paraná nas áreas de educomunicação, educação física, formação continuada de professores, letramento, direito, faculdade da Melhor Idade. Tá muito show! Parabéns aos envolvidos! 😉
O livro é gratuito e tem acesso livre.
Baixe agora o seu.
É só acessar >

Dia 15 de maio de 2020 - participando de aula virtual da Escola Cooperativa. Obrigada a professora Thais e aos alunos da oitava série, a Marly Kukla, Renata Bibas e a toda administração e Diretoria da Escola pelo convite e oportunidade!



FEVEREIRO
Dia 24 de fevereiro de 2020 - com o ator Elcir de Souza.

JANEIRO 
Dia 29 de janeiro de 2020 - reunião com Lizi Ramalho.

Dia 26 de janeiro de 2020 (Vinícola RH e Festa da Uva- em Mariópolis-Pr)



Dia 28 de janeiro de 2020 - Matéria divulgada no Jornal "Diário do Sudoeste"


Dia 16 de janeiro de 2020 - reunião na empresa Potencial Petróleo!


2019
DEZEMBRO
Mais um livro pronto!!! Textos de autoria de Valeria Borges da Silveira. Uma coletânea com temas variados - sócio culturais, educacionais, motivacionais, etc. Lançamento previsto para início de 2020!!! ✨✨✨✨✨🤩 Edição em parceria com Sistema Fecomercio.


Dia 6 de dezembro de 2019 - 21:30 horas - confraternização com o grupo dos "Corais da Lapa".








Dia 6 de dezembro de 2019 - Projeto Biblioteca Interativa da FAEL com participação CEJU - Centro de Juventude da Lapa. Organização: Empresa Santa Barbara Produções - Valeria Borges da Silveira. Colaboração: equipe administração e Biblioteca da Fael. Agradecimentos especiais a Lizi Ramalho, a professora Letícia e a todos participantes!










Dia 5 de dezembro de 2019 (entre 17:30 e 19:30 horas) momentos maravilhosos na Lapinha SPA!!! Encontro especial com minha querida e linda amiga Iraci Saviani! Também tive a grata surpresa de encontrar a querida Fernanda - filha da minha amiga Estela e sobrinha da minha amiga Angela! E ainda encontrei a simpatica e encantadora cantora Fafá de Belém




Dia 5 de dezembro de 2019 - oficina de "técnica vocal" para alunos da Escola Passos Leoni.



NOVEMBRO
Dia 28 de novembro de 2019 - Visita a "Sala Borges da Silveira" na CEU - Casa do Estudante Universitário. A Sala Borges da Silveira foi reinaugurada recentemente e foi criada em homenagem a Luiz Carlos Borges da Silveira - colaborador, apoiador e ex-morador da CEU. Agradecimentos especiais a diretoria da CEU e a todos envolvidos no Projeto!

Sem comentários:

Enviar um comentário