H.R.S.S.

 Hospital Regional da Lapa São Sebastião



2020

NOVEMBRO
Festa especial aos pacientes do HRLSS - "Halloween" - foi comemorado dia 3 de novembro de 2020 com todos os cuidados que o momento exige. Agradecemos a todos participantes, colaboradores, apoiadores e incentivadores - equipes do HRLSS, amigos da comunidade, empresas parceiras!





 

 
OUTUBRO
 
Mulher, ame-se cuide-se – Dia de Beleza as pacientes do HRLSS
O Hospital Regional da Lapa São Sebastião, promoveu no dia 29/10/2020, um dia de beleza e conscientização sobre o Outubro Rosa as pacientes da ala de Tisiologia do HRLSS.
Funcionários se prontificaram a tornar este, um dia inesquecível, para elas, pacientes, que ficam um longo período internadas na instituição.
A Diretora de Enfermagem Vanessa Bazia Pinto falou sobre a importância do cuidado com o corpo, bem como sobre o toque para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Enfatizou sobre o cuidado da mulher num todo, para que sua autoestima esteja elevada e se sinta bem consigo.
Os servidores Ellen Sampaio, Marcos Sossela e Maria Elizabeth Goveia, dispuseram de seu tempo, conhecimento e materiais para realizarem, respectivamente, maquiagem, cabelo e serviço de manicure e pedicure das pacientes.
Em seguida o Servidor Raphael Sampaio realizou uma sessão de fotos profissionais, estas que farão parte um álbum e em seguida entregue as pacientes, como uma recordação dos momentos bons passados dentro do Hospital.
As roupas, calçados e acessórios utilizados pelas pacientes, foram doações de funcionários e amigos do HRLSS.
Momentos como este resgatam a autoestima de mulheres debilitadas pela Tuberculose, fazendo com que se sintam importantes e tenham força e vontade de vencer o tratamento.
A Direção do Hospital agradece todos os envolvidos para que este momento fosse possível e com certeza, inesquecível.
 




 
A Direção e o Setor de Qualidade do Hospital Regional da Lapa São Sebastião realizaram neste mês a entrega da pasta dos POP's (Procedimentos Operacionais Padrão) ao Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho. Este trabalho foi desenvolvido pelo próprio setor, com colaboração dos Serviços da Qualidade e Controle de Infecção, além da Direção e Chefia do setor. A normatização dos procedimentos de segurança do trabalho é de suma importância para a disseminação da cultura de segurança que visa o bem estar dos servidores da Instituição e a qualidade dos serviços realizados.
 

 
 Dia 30 de outubro de 2020 - Aniversário HRLSS
 


 
Dia 29 de outubro de 2020 - "Dia Especial de Beleza" para pacientes do HRLSS. Parabenizamos a todos envolvidos pela iniciativa! Agradecemos a todos os setores responsáveis pelo evento!

 
 
Outubro - Mês de cuidado especial com as servidoras! Agradecimentos especiais ao setor de Qualidade, aos setores Assistenciais do HRLSS e a todos colaboradores e apoiadores!.
 

 
28 de outubro de 2020- Uma singela homenagem aos servidores do HRLSS -
"Metade do tempo de nossas vidas é dedicada ao trabalho. Por meio dele temos a chance de nos realizarmos e darmos a nossa contribuição para fazer do mundo um lugar melhor, não importando nossa profissão ou tarefas diárias, pois quem dá o devido valor somos nós mesmos. Tudo depende do amor com que o fazemos.
Ousar trabalhar com amor é um ato de decisão e coragem de todos profissionais.
Trabalho é um lugar para ser feliz com o desenvolvimento de uma habilidade e a realização de fazer um trabalho bem feito, de fazer um mundo melhor com o dom que tem!
É possível aliar o trabalho à realização. Vemos que a correria do dia a dia torna-se um desafio e o desejo de ser melhor é o combustível que nos leva além. As exigências transformam-se em oportunidades de desenvolver um excelente trabalho, com competência e qualidade.
Neste aniversário do Hospital São Sebastião da Lapa – 30 de outubro de 2020 - tenho a satisfação de compartilhar esse momento com vocês e torço, sinceramente, que cada um de vocês seja dessas pessoas que tem prazer no trabalho, na satisfação de realizar as atividades a ele relacionadas, e que se aperfeiçoe continuamente e consequentemente viva feliz e deixando felizes também as pessoas ao seu redor.
Parabéns pela competência, profissionalismo e dedicação de toda equipe do HRLSS.
Obrigada por desempenharem tão bem as qualidades de ética e eficiência.
Que Deus sempre abençoe a todos iluminando a trajetória de todos nós, para que possamos conquistar no nosso dia a dia sempre a alegria em poder servir."
Valeria Borges da Silveira– Diretora Geral HRLSS

 
 

 
27 de outubro de 2020 - "Semana Laço Pink" - palestra com Dra - Nutricionista Bruna Santos - temas: Cuidados Nutrição/Alimentação x Saúde da Mulher. Abertura: Valeria Borges da Silveira (outubro Rosa) (Entrega de brindes às participantes). Agradecimentos especiais as equipes da Educação Continuada, Setor de Qualidade, Setor de Comunicação, Diretorias e Chefias do HRLSS e todos envolvidos!







 
 
"Semana Laço Pink" - 26 de outubro de 2020 - palestra com Dra Cassandra Siqueira - temas: Autocuidado, Autoestima, Autocompaixao. Abertura:Valeria Borges da Silveira(outubro Rosa) (Entrega de brindes às participantes). Agradecimentos especiais as equipes da Educação Continuada, Setor de Qualidade, Setor de Comunicação, Diretorias e Chefias do HRLSS e todos envolvidos!
 












 
03 de outubro- Capacitações e Treinamentos HRLSS
O Hospital Regional da Lapa São Sebastião, juntamente com o Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho e Educação Continuada, promoveram no mês de Setembro de 2020 a capacitação dos servidores do Setor de Manutenção para o que determina a Norma Regulamentadora - NR35 - Trabalho em Altura e Condutas de SMS – Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde do Trabalho. Como afirma nosso Técnico de Segurança do Trabalho, Leonardo Tarantin Raicoski
“A Saúde e Segurança dos trabalhadores começa pelo treinamento e capacitação dos mesmos, depois devemos orientar e conscientizar continuamente esses colaboradores, para que eles voltem para suas casas e suas famílias com saúde e segurança”
Essa ação não fica por aí, já estão planejadas outras diversas Capacitações e Treinamentos para que os Servidores do Hospital São Sebastião estejam cada vez mais aptos a realizarem seus trabalhos com Saúde e Segurança, e isso com certeza se reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado pela nossa Regional de Saúde. 
 


 
 
SETEMBRO
Dia 21 de setembro- O Hospital Regional da Lapa São Sebastião - HRLSS participou da Campanha "Aquece Paraná" e contou com o apoio, contribuição e colaboração de todos os setores.
Organização: Setor de Comunicação do HRLSS.
Agradecemos a todos os organizadores e participantes.
 


 
Dia 17 de setembro - Dia Mundial de Segurança do Paciente
O Hospital Regional da Lapa São Sebastião em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde sempre busca priorizar a segurança do paciente com realizações de treinamentos e procedimentos operacionais, entre outras ações. Na noite do dia 17 de setembro o HRLSS foi iluminado pela cor laranja, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Segurança do Paciente. E foram distribuídos aos profissionais pequenos laços na cor laranja com um cartão lembrando a data, bem como, laços maiores na entrada de cada setor.
Diante de uma pandemia como a que estamos vivendo é indiscutível a preocupação com a saúde e o bem estar dos milhões de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao COVID 19. Não a toa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que este ano a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente estará focada na segurança dos profissionais de saúde: "Profissionais de Saúde Seguros, Pacientes Seguros" - Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a Segurança do Paciente".
Agradecemos a todos os profissionais do HRLSS, funcionários, chefias, diretorias.
Organização: Setor de Qualidade HRLSS
Colaboração: Setor de Comunicação HRLSS
Apoio: Chefias, Diretorias e colaboradores HRLSS







 
 
 
AGOSTO
Dia 7 de agosto de 2020 - Treinamento/Capacitação HRLSS sobre manejo de pacientes com SRAG por COVID 19 em leitos de UTI. Proponente: Secretaria de Estado de Saúde do Paraná - SESA/Pr. Realização: SOTIPA, CRM, AMP, COREN/Pr, ABEN/Pr e CREFITO. Apoio: HRLSS. Temas abordados: Epidemiologia da doença pelo Corona Vírus (COVID 19); paramentação e desparamentacao; sedação rápida; manejo via aérea/parâmetros de ventilação mecânica; estabilização hemodinâmica. Agradecimentos especiais aos organizadores, colaboradores, apoiadores e a todos participantes!











JULHO
14 de julho de 2020 HRLSS -Treinamentos sobre Tuberculose - manhã e tarde!



JUNHO
Dia 26 de junho de 2020 - "Treinamentos Sobre Tuberculose" no HRLSS





 Dia 23 de junho - "Treinamento Sobre Tuberculose" - ministrado por Dra Raquel e Dr Francisco. Participação de todos os setores.




Dia 18 de junho de 2020 - Mais Treinamentos referentes ao COVID 19




Dia 17 de junho de 2020 - Treinamentos no HRLSS referentes a orientações COVID 19





Dia 16 de junho de 2020 - HRLSS em treinamento com deliberações e procedimentos sobre "situação atual" diante do COVID 19.


Dia 16 de junho de 2020 -HRLSS recebe doação de máscaras da "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias" (Igreja Mormon) - Projeto "Mãos que Ajudam"



Dia 15 de junho - reunião na Prefeitura Municipal da Lapa com gestores representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná - SESA, Prefeitura Municipal da Lapa, Secretaria Municipal de Saúde da Lapa e Diretoria do Hospital Regional da Lapa São Sebastião - HRLSS. Participaram do encontro Dr. Cesar Neves e Henrique Barbosa - representando a SESA, 
Paulo Furiati 
 - Prefeito Municipal da Lapa, 
Valeria Borges da Silveira
 - Diretora Geral do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, Terezinha Silveira - Diretora Administrativa do HRLSS, Vanessa Bazia Pinto - Diretora de Enfermagem do HRLSS, Dr. Ary Ferreira Junior - Diretor Técnico do HRLSS, Gabriela Sampaio - Secretária Municipal de Saúde da Lapa e Ruy Wiedmer.

Na pauta: deliberar medidas devido ao avanço da COVID 19 na Lapa e a ampliação da cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura, através do Hospital Regional São Sebastião.






MAIO
29 de maio de 2020- TREINAMENTO PARA ENFRENTAMENTO COVID-19 É REALIZADO AOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

As enfermeiras Sandra Bueno Eurich e Edilene Maria Kieszkowski, ambas servidoras públicas do Estado e lotadas no Hospital Regional da Lapa São Sebastião, ministraram um treinamento e orientação sobre o COVID 19 em Antonio Olinto, a convite da Secretaria de Saúde do município. E também ministraram uma palestra sobre Saúde Mental do trabalhador de saúde com o tema:”Amanhã será outro dia”.

17 de maio de 2020 - O HRLSS recebeu nesta semana a doação de uma Câmara de Desinfecção de máscaras N95 de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa e Tecnologias Avançadas de tratamento de águas e efluentes ( GPTec), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr) e o Instituto LAMIR (ILamir) da Universidade Federal do Paraná, com recursos da Diretoria de Pesquisa e Pós graduação ( DIRPPG) e do Campus Curitiba da UTFPr.


O equipamento foi desenvolvido a partir de estudos científicos prévios, os quais atestaram a eficácia da aplicação de Radiação Ultravioleta na desinfecção de máscaras tipo N95 em vírus com estruturas semelhantes ao SARS- COV2, vírus da COVID 19.







SEMANA DA ENFERMAGEM - 12 a 20 de maio de 2020.
Aos profissionais de Enfermagem do HRLSS nosso reconhecimento!
Parabéns aos Guardiões da vida, que tem a grande missão de cuidar das pessoas, trabalhando com responsabilidade, entrega, carinho e dedicação!
A Enfermagem é indispensável no acompanhamento de saúde em todos os aspectos.
"Quem faz Enfermagem sabe que todos os dias vai tocar uma vida ou uma vida vai tocar a sua".

*** (Um "mimo" do HRLSS. Iniciativa Diretoria de Enfermagem com apoios da Diretoria Geral, Diretoria Administrativa e Diretoria Técnica e colaboração do Setor de Comunicação e chefias)





Dias 13 e 14 de maio de 2020 - Treinamento HRLSS "Saúde Mental do Trabalhador - Amanhã Vai Ser Outro Dia". A distribuição dos setores foi determinada e orientada de forma a evitar aglomerações. Salientou-se a não obrigatoriedade da participação, mas deveras importante devido a relevância do tema.



13 de maio de 2020 - Na última semana profissionais do HRLSS - Hospital Regional da Lapa São Sebastião ministraram treinamentos a profissionais do município da Lapa e Campo do Tenente. O dentista Luciano do Valle e a fisioterapeuta Paula Alexandrino ministraram treinamentos para cerca de 20 profissionais de odontologia do município da Lapa. E em Campo do Tenente participaram dos treinamentos aproximadamente 30 profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, medicina e odontologia. O foco dos treinamentos foi o COVID 19, com orientações sobre as formas de prevenção do vírus no ambiente de trabalho, o uso de EPI's e técnicas de paramentação e desparamentacao.





Dia 12 de maio de 2020 - Por iniciativa da Coordenação Regional de Ponta Grossa do Departamento Penitenciário, unidade a qual o sistema semiaberto da Lapa é vinculado, do Conselho da Comunidade da Comarca da Lapa e contando com o apoio da Prefeitura Municipal e do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, - presos do regime Semiaberto da Lapa confeccionam aproximadamente 300 máscaras caseiras por dia, que são doadas para instituições e para a Coordenadoria das Políticas de Assistência Social da Prefeitura, que reverte a doação às famílias carentes do município. Participaram do encontro: o Diretor da Unidade de Progressão de Ponta Grossa Bruno Propst, o Vice-Diretor Wilian Daniel, o Secretário Municipal de Saúde da Lapa Ruy Wiedmer, a Diretora Geral das Políticas de Assistência Social Ana Karina Azambuja, a Instrutora de Corte e Costura Rosilda Gregório, a Diretora Geral do Hospital São Sebastião 

Valeria Borges da Silveira, os Policiais Penais Sebastião Araújo, João Leonardi e Jair Krainski, o Coordeanador de Comunicação da Prefeitura Municipal da Lapa
Tony Renato Antunes, o Presidente do Conselho da Comunidade da Comarca da Lapa Emerson Mendes, a Auxiliar Mariana Machado e a Assistente Social do Conselho Annelise Pedro.
*** "A proposta de produzir máscaras utilizando a mão de obra carcerária é uma reconfiguração do Semiaberto, para que ele se torne útil para a população. Procuramos implementar o trabalho para os presos, para que eles possam ser reinseridos socioeconomicamente, produzindo benefícios para a sociedade local”, destacou Bruno Propst Diretor da Unidade de Progressão de Ponta Grossa.
*** Os apenados do semiaberto realizam atividades de ressocialização como prestação de serviços para órgãos públicos, empresas credenciadas ou na própria unidade, como nos cuidados com a horta comunitária, viabilizada a partir de doação de mudas pelo Sindicato Rural da Lapa.
*** fotos: Comunicação Prefeitura Municipal da Lapa.



ABRIL
Dia 29 de abril de 2020 - HRLSS em treinamento constante - Equipe nota 💯💯💯💯💯





Dia 17 de abril de 2020 - Treinamento referente Informações COVID 19 HRLSS - Hospital Regional da Lapa São Sebastião. Com participação de profissionais do HRLSS, do UPA Lapa, do SAMU, de Médicos e Enfermeiros das UBS - Unidades Básicas de Saúde do Município da Lapa. Ministrado e Coordenado pela Diretoria Técnica HRLSS. e equipe. Realização e Organização: Diretorias HRLSS - Diretoria Geral, Diretoria Administrativa, Diretoria Técnica, Diretoria de Enfermagem.
*** Desde 13 de março têm sido realizados treinamentos/ orientações sobre paramentacoes/desparamentacoes, cuidados, formas de transmissão, estatísticas, tratamento, etc sobre COVID 19 no HRLSS.
*** Equipamentos do HRLSS e do HT cedidos para o treinamento.










MARÇO
Dias 08, 09,10 e 11 de março de 2020 - Hospital São Sebastião da Lapa - pelo Dia Internacional das Mulheres. 🌹💐🌻






Sem comentários:

Enviar um comentário