C.P.F.C.

 Centro Paranaense Feminino de Cultura


Participação em eventos culturais e lítero-musicais, palestras, lançamentos de livros e coletâneas literárias.


Dia 26 de agosto de 2013, Valéria Borges da Silveira, juntamente com mais algumas mulheres ingressou como Membro Efetivo do Centro Paranaense Feminino de Cultura, cuja presidente é Chloris Justen.

EVENTOS
2020
MAIO
OFICINA PERMANENTE DE POESIA


Oficina Permanente de Poesia; Agradecimentos especiais a Lilia Souza - Academia Paranaense de Poesia 

O QUADRO – autoria: 
"Havia aquele quadro naquele lugar.
Um presente inesperado
Que algo inusitado causou.
Mudei mas ele não mudou.
Na mente as lembranças que gerou.
O mesmo retrato e um mesmo sonhar.
O antigo cômodo desse modo volto a amar..."



OFICINA VIRTUAL: 07/05/2020 e 14/05/2020
POEMAS DOS PARTICIPANTES
Nas Oficinas Virtuais de 07 e de 14 de maio, Lilia partiu de crônicas de Rubem Alves, em que o autor faz referências às coisas simples como matéria poética e ao diferenciado – o perturbado – olhar do poeta, para encontrar nisso a poesia. Nessas crônicas, Rubem Alves citou Adélia Prado, como exemplo para seus argumentos.
Alguns participantes da Oficina brindaram-nos com seus poemas



2019
Honrada em participar da Coletânea "8 Décadas" do Centro Feminino de Cultura!






 


2018

Dia 13 de setembro de 2018 - "Festa da Primavera" (com homenagem a Chloris Casagrande Justen)
na Biblioteca Pública - Curitiba-PR







 
2017
Dia 14 de setembro de 2017 - comemoração aniversário Chloris Casagrande Justen








Segredos de Biblioteca Vai à França - Centro Paranaense Feminino de Cultura, 24.08.2017.











2016

Outubro
28/10/16 - Palestra A Lapa e seus Encantos - palestrante Valeria Borges da Silveira















Reunião Centro Feminino de Cultura dia 17 de outubro de 2016 - palestra com Suzy Queiroz

06 de junho
Aniversário da Centrista, Sra. Cecília Muller e comemoração dos aniversários do semestre - Centro Feminino de Cultura
Centristas Valéria Borges da Silveira, Liamir Santos Hauer e Lygia Lopes dos Santos em frente ao quadro de Pompilia Lopes dos Santos. Aniversário da Centrista, Sra. Cecília Muller - CPFC

Centrista Valéria Borges da Silveira e Cecília Muller - Aniversário da Centrista, Sra. Cecília Muller



***************
30 de maio de 2016 - Prestigiando Reunião no Centro Feminino de Cultura- Bibi em Concerto - homenagem aos 75 anos de carreira da atriz Bibi Ferreira - (crédito Arriete Rangel de Abreu)








 
Março de 2016 - As Mulheres da Literatura em Curitiba e Região metropolina... da esquerda para a Direita:
Neumar Carta Winter (Presidente do Centro de Letras do Paraná 2013/2015). Lygia Lopes dos Santos (Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, (Lilia Souza (Presidente eleita da Academia Paranaense da Poesia - 2016/2018) Valeria Borges da Silveira (Presidente da Associação Literária da Lapa), Chloris ...Casagrande Justen (Presidente da Academia de Letras do Paraná e Centro Paranaense Feminino de Cultura), Vânia Ennes (Grã Mestra da Soberana Ordem do Sapo), Roza de Oliveira Presidente da Academia Paranaense da Poesia, Maria Inês Borges da Silveira (Presidente da Academia de Cultura de Curitiba) e Andréa Motta (Presidente da União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba e Vice-Presidente eleita da Academia Paranaense da Poesia (2016/2018)).



***************
2015
 O Centro Feminino de Cultura encerrou as atividades do ano de 2015 com a apresentação da Festa da Primavera de Dario Vellozo e homenagem para a presidente Chloris Casagrande Justen. (14 de dezembro de 2015)

**************

Festa de aniversário de Chloris Casagrande Justen realizada no Centro Paranaense Feminino de Cultura - 17.09.2015


************


 14 de setembro -Centro Feminino de Cultura e Academia Paranaense Feminina de Letras promoveram belíssimo evento  com entrega do busto de Julia da Costa para o Centro Feminino de Cultura - Homenagem do Clube Literário de Paranaguá. O evento contou com a brilhante palestra "Fomentar Cultura Gera Esperança" ministrada por Ivan Lapolli Filho - Diretor Cultural do Clube Literário de Paranaguá. Também presentes o Presidente do Clube Literário de Paranaguá, o escultor João Ricardo Castilho Pereira e sua esposa Maria Thereza.
Várias participações abrilhantaram ainda mais o evento : apresentação da atriz Eliane Martins que interpretou parte do monólogo "Júlia na Janela" de autoria de Teresa Teixeira de Britto; Manoel Anísio Moscalewski em peça musical e Dorothy Gomes Carneiro que declamou poesia de Julia da Costa.

************

Lançamento do CD Memórias Paraná com o depoimento da professora Chloris Casagrande Justen. Clube Curitibano, 30.07.2015. Posse de Chloris Casagrande Justen ( Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura) como Presidente do Centro Feminino de Letras.




********
O Centro Paranaense Feminino de Cultura abriu as portas do Teatro Chloris Casagrande Justen e do Espaço Poty Lazzarotto para a apresentação, sessão de autógrafos e coquetel de lançamento do livro Reticências de autoria da centrista e poetisa Valéria Borges da Silveira.
Foram levar seu carinho a autora, personalidades, representantes de instituições culturais, familiares, convidados, centristas e amigos que também contaram com apresentação musical do pianista Julio Gomes. CPFC - 08.05.2015. Fotos SemeARTE (Arriete Rangel de Abreu)

 Na foto com Chloris Casagrande Justen



Fotos do evento no slide abaixo:



Carnaval 2015
Comemoração do aniversário de  Liamir Lopes dos Santos com carnaval em fevereiro
Grito de Carnaval 9 de Fevereiro e Aniversário de Liamir Santos.


2014
No aniversário de Chloris Justen Casagrande, presidente do Centro Feminino de Letras

Na posse de Laura Ines Borges da Silveira Lira como Centrista Mirim e a avó Maria Inês Borges da Silveira como centrista do Centro Feminino de Letras.








****************


No Centro Feminino de Cultura com a presidente Chloris Casagrande Justen 05.12.13.

Ao lado da professora Maria Theresa Brito de Lacerda em evento do Centro Feminino de Cultura.


Evento de inauguração do "Painel de Poty Lazarotto" realizado em dezembro de 2013 contando com o apoio de Valéria Borges da Silveira.


Sem comentários:

Enviar um comentário