A.L.L.

 Associação Literária Lapeana – ALL


 A Associação Literária Lapeana foi fundada a 29 de julho de 1873 e instalada a 7 de setembro do mesmo ano, que na época tinha por finalidade o estudo da literatura teórica e prática. A Associação Literária Lapeana foi uma das primeiras entidades culturais criadas no Brasil, fundada e instalada anterior inclusive à Academia Brasileira de Letras. Um ano após sua criação, instalou-se a biblioteca da ALL. Alguns livros dessa Biblioteca encontram-se preservados na Casa da Memória e no Theatro São João da cidade da Lapa-Paraná por serem livros raros escritos em português, francês ou alemão. Os fundadores da ALL foram os responsáveis pela criação do Theatro São João, datado de 1876.

A atuação da ALL foi interrompida em consequência da Revolução Federalista (1894). E, por iniciativa da diretoria do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em 2003, foi formada uma comissão responsável pela reativação e resgate da Associação, sendo esta reativada oficialmente em 7 de setembro de 2004. Após sua reativação, 
teve como presidente Valeria Borges da Silveira e vice-presidente Sr. Osiris Manne Bastos (de 2004 a fevereiro de 2012). 
Gestão 2012-2014 - Presidente Denise Sossella de Siqueira e Vice-presidente Valeria Borges da Silveira. 
Gestão 2015-2017 Presidente Valéria Borges da Silveira e Vice-presidente Denise Sossella de Siqueira.
Gestão 2018-202o Presidente Valéria Borges da Silveira e Vice-presidente Denise Sossella de Siqueira.A ALL hoje tem por finalidade a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental.
Gestão 2021-2023- Presidente Valéria Borges da Silveira e Vice-presidente Denise Sossella de Siqueira.

 
Desde sua reativação a ALL participa e promove concursos literários; lançamentos de livros; exposições fotográficas, de artes e de literatura; apresentações culturais (inclusive com centenários de escritores, poetas e músicos de renome nacional, entre eles: Helena Kolody, Carlos Drummond de Andrade, Cartola, João Guimarães Rosa, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Carmem Miranda, Mário Lago, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e Augusto dos Anjos, entre outros), evento " 51 anos de Bossa Nova e Jovem Guarda", entre outras atividades visando principalmente a preservação e valorização da história e da cultura Lapeana, Paranaense e Nacional. Também, através da ALL, em 2011 criou-se o certificado “Ordem ao Mérito Histórico e Cultural”, outorgado na ocasião a Sra. Sophia Mariano maestrina (filha do saudoso maestro e professor de música João Francisco Mariano) pela relevante contribuição na área cultural da cidade.

Ao longo da história da Lapa muitas pessoas se dispuseram a cantá-la em prosa e verso. Desde meados do séc. XIX, intelectuais, poetas e escritores reuniam-se para discutir e produzir literatura, através da Associação Literária Lapeana.

Com o objetivo de dar continuidade ao que preconiza seu Estatuto, a Associação Literária Lapeana, em comemoração ao seu aniversário de 140 anos, lançou em 2013 o projeto cultural “Lapa em prosa e verso”, cujo livro  foi lançado em abril de 2014. 


E em outubro de 2014 aconteceu no Theatro São João o Evento Lítero Musical da Associação Literária Lapeana com lançamento do Projeto "Histórias que Vi, Vivi e Ouvi" e homenagem a saudosa Lia Tereza Campanholo Mendes. 

Realizações mais recentes:

 
2022
FEVEREIRO

18 de fevereiro -Reunião Diretoria Associação Literária Lapeana.



2021
DEZEMBRO

Dia 4 de dezembro de 2021 - evento de final de ano da Academia Paranaense de Odontologia (Presidente Andre M Rodrigues )
Muito honrada pelo convite participamos como Presidente da Associação Literária Lapeana e representamos o Observatório da Cultura Paranaense (Presidente Ernani Buchmann )
Na programação a apresentação da Congada Ferreira abrilhantou o evento!







NOVEMBRO
Dia 15 de novembro de 2021 a Associação Literária Lapeana – ALL promoveu o evento “UM CAMINHAR PELA CULTURA III ”
PROGRAMAÇÃO:
- Abordagem sobre Dia Nacional da Cultura
- Homenagem a Clarice Lispector – centenário 2020
- Homenagem a Alphonsus de Guimaraens – centenário 2021
- Homenagem a Elizeth Cardoso – centenário 2020
- Homenagem a Astor Piazzolla – centenário 2021
- Lançamento coletânea “Saberes e Sabores Costumes e Histórias da Lapa II”
- Posse novos membros efetivos e correspondentes da ALL















AGOSTO
 
Dia 03 de agosto de 2021 -  3º dia do Projeto Mensagens e Canções, trazemos como Apresentadora a talentosa Escritora e Poetisa Lapeana Valeria Borges da Silveira , que estará apresentando nosso Músico Ganso Nogueira . A esses dois expoentes da nossa Cultura, nossos melhores agradecimentos. Deus os abençoe!

 
 
 
 
Dia 2 de agosto de 2021 - reunião da Comissão de Literatura da Associação Literária Lapeana - pauta: organização livro "Fatos e Causos Pitorescos II", cujos trabalhos/participações ocorreram até dia 30 de julho. Parabéns e obrigada a todos Participantes!
 


 
 
 
JULHO

Inscrições prorrogadas!!!

Prazo até 30 de julho de 2021 impreterivelmente!
Nova Coletânea sob organização da Associação Literária Lapeana - ALL - intitulada: "FATOS E CAUSOS PITORESCOS II". Contamos com a participação!
Regulamento PROJETO DA NOVA COLETÂNEA + Ficha Inscrição + Autorização/Cessão Direitos Autorais
PROJETO FATOS E CAUSOS PITORESCOS II
Ao longo da história da Lapa muitas pessoas se dispuseram a cantá-la em prosa e verso. Desde meados do séc. XIX, intelectuais, poetas e escritores reuniam-se para discutir e produzir literatura, sendo a 29 de julho de 1873, fundada a Associação Literária Lapeana, que conforme o disposto em seu Estatuto, no artigo segundo, tem por finalidade “a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental”.
Com o objetivo de dar continuidade ao que preconiza seu Estatuto, a Associação Literária Lapeana lança o projeto cultural “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”, obedecendo ao regulamento abaixo:
1. O projeto destina-se às pessoas maiores de 14 anos, estudantes ou não, que se dispuserem a registrar traços da cultura lapeana e/ou paranaense, manifestados em seus costumes, histórias, vivências, relatos e memórias, por meio de produção literária.
2. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das modalidades:
2.1- poesias;
2.2- crônicas;
2.3- causos e lendas;
2.4- relatos de vida;
2.5- fatos históricos.
3. Cada participante poderá inscrever até três trabalhos.
4. Consideram-se inscritos os trabalhos enviados até 20/07/2021 na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Barão do Rio Branco, em Lapa/PR ou via e-mail: valbs@hotmail.com.
5. Os trabalhos deverão ser apresentados em fonte arial número 12, espaço 2, obedecendo o limite máximo de 03 (três) páginas.
6. Deverá ser anexado ao(s) trabalho(s): modalidade, título, pseudônimo, nome completo, endereço, telefone, RG; conforme ficha de inscrição em anexo.
7. A comissão julgadora será composta por uma equipe designada pela diretoria da Associação Literária Lapeana (ALL), sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
8. Os textos enviados não sofrerão intervenção quanto à estrutura e possível revisão textual.
9. Premiação:
9.1- Os trabalhos selecionados comporão a coletânea “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”.
9.2- Os autores selecionados terão direito a certificado de participação e três exemplares da obra.
9.3- A cerimônia de lançamento da obra será feita em evento promovido pela Associação Literária Lapeana, em data a ser designada.
10- O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignadas.
11- Os autores participantes devem preencher uma autorização para viabilizar a publicação. Sem essa autorização os trabalhos não poderão ser publicados.
12- Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela direção da ALL.
13- O recebimento dos textos se dará entre março e julho de 2021.
14- Os autores dos textos selecionados para compor a coletânea “Fatos e Causos Pitorescos II” serão comunicados do resultado do concurso cultural, por meio de correspondência ou outro meio de comunicação.
15- O Projeto da coletânea “Fatos e Causos Pitorescos II” é uma realização da Associação Literária Lapeana e conta com apoio cultural do SESC Fecomércio e com apoios institucionais do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e da Secretaria Municipal de Educação da Lapa.
Lapa-Pr, março de 2021.
Diretoria da Associação Literária Lapeana
FICHA DE INSCRIÇÃO – PROJETO DO LIVRO FATOS E CAUSOS PITORESCOS II
Título:
Modalidade:
Pseudônimo:
Nome completo:
RG
CPF
Endereço:
Telefone:
E-mail:
CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE OBRA LITERÁRIA
O (a) (ESCRITOR / POETA), ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬__________________________________________, de nome artístico ________________________, brasileiro, escritor, com Identidade/RG nº ______________ SSP/__ e CPF/MF nº __________________, residente e domiciliado (a) na Rua _________________________, __________, ______________, em ______________, ___, a seguir denominado CEDENTE, por este instrumento CEDE ao INSTITUTO HISTÓRICO E CULTURAL DA LAPA, CNPJ/MF nº 05.296.365/0001-29, os direitos autorais do texto literário intitulado “____________________________________________________” obra (s) que o autor (a) declara ser original, para compor a obra coletiva, coletânea denominada “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II” organizada em conjunto com a ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA LAPEANA – ALL, grupo informal, nos termos e mediante as cláusulas e condições a seguir especificadas:
CLAUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO
O objeto do presente instrumento é a CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE OBRA LITERÁRIA do (a) CEDENTE de modo gratuito, sem exclusividade e pelo prazo da Lei de Direito Autoral.
Parágrafo Único: A obra literária de autoria coletiva é composta por seção de contos, causos e poesias de fatos da Lapa-Pr e/ou outras cidades do Paraná, intitulada “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”, que integrará o acervo cultural e bibliográfico do INSTITUTO e da ASSOCIAÇÃO.
CLAUSULA SEGUNDA – DO USO DA OBRA
A obra literária terá utilidade educativa e de fonte de pesquisa e, sua produção pretende propiciar a disseminação da criação literária paranaense, incentivar o acesso, a fruição e a sua preservação e, será impressa no formato livro com as seguintes especificações técnicas: formato 15x21cm, colorido 4x4, capa cartolina tríplex e miolo offset 90g com cerca de 180 páginas com tiragem total de 500 (quinhentos) exemplares, com a inserção de textos e imagens fornecidos pela ASSOCIAÇÃO e pelo INSTITUTO, cabendo a estas instituições, exclusiva e integral responsabilidade pelas respectivas autorizações.
CLAUSULA TERCEIRA – DO PRAZO DA CESSÃO
A presente CESSÃO vigorará a partir de sua assinatura pelo prazo de proteção autoral conferido pela Lei 9.610/98.
CLÁUSULA QUARTA – Fica convencionado entre as partes que:
I. Os créditos da autoria dos textos literários deverão ser atribuídos ao CEDENTE;
II. O CEDENTE se obriga, por si e seus herdeiros ou sucessores, a fazer, em qualquer tempo, firme, bom e valioso o presente termo.
III. O CEDENTE não terá direito a nenhuma contraprestação, de qualquer espécie, pela cessão ora convencionada.
CLÁUSULA QUINTA – DO FORO
Fica eleito o Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, PR, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer questão decorrente desta Autorização.
E por estarem justas e contratadas, as Partes firmam este Contrato em 2 (duas) vias de igual teor e forma, assinadas pelas testemunhas abaixo.
Lapa, ___ de _____________ de 2021.
ESCRITOR
CEDENTE
Testemunhas:
________________________________ ____________________________
Nome: Nome:
RG: RG:
CPF: CPF:



JUNHO
A Associação Literária Lapeana - ALL, por meio de seus membros efetivos presta uma homenagem à Lapa por ocasião dos seus 252 anos!
MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA LAPEANA: ANTONIO ERNESTO DA SILVEIRA, CELINA LACERDA FERREIRA, DENISE SOSSELLA DE SIQUEIRA, ELISA GAIO, EMANUELE GORNISKI,
HELENITA PREVEDELLO, IARA SCANDELARI , IEDA JANZ WOITOWICZ, LAURA LEONI, LUIZ CESAR NOGUEIRA, MANOEL VIDAL, MARIA APARECIDA LACERDA, MARIA DELOURDES BARBOZA HOFFMANN, MARIA EDITH GANZERT, MARILIA SOUZA DO VALLE, MARIO CESAR BIANCHINI, NADIA MARIA BURDA
NANCY WESTEPHALEN, NIDIA GEMIN, OSIRIS MANNE BASTOS
ROSANGELA XAVIER, SOPHIA MARIANO MULLER, TEREZINHA GEMIN, VALERIA BORGES DA SILVEIRA, VIVIAN BASTOS.
Participaram da homenagem: Denise Sossella de Siqueira, Elisa Gaio, Iara Scandelari, Ieda J. Woitowicz, Luiz Cesar Nogueira (Ganso), Cida Lacerda (com membros do grupo teatral "Mistura Lapeana"), Lourdinha Hoffmann, Nancy Westephalen, Nidia Gemin, Sophia Mariano Muller e Valeria Borges da Silveira


 

Dia 2 de julho de 2021 Participamos de uma "Formatura Cívico Militar" no Colégio Militar de Curitiba. Solenidade especial com entrega do Livro "Lapa História e Memórias" ao Colégio Militar. O projeto do livro é uma parceria do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Prefeitura Municipal da Lapa e contou com o patrocínio de Arauz Advogados Associados e Grupo Potencial. Pesquisa e Redação: Rosemery S Bianchini e Valeria Borges da Silveira . Agradecimentos especiais ao Colégio Militar de Curitiba pela acolhida e convite e ao 15 GAC AP pelo apoio. Entre os presentes: Luiz Carlos Borges da Silveira (Diretor Administrativo Brde/ ex ministro da Saúde/ no evento representando o Instituto Histórico e Cultural da Lapa), Valéria Borges da Silveira (Presidente Associação Literária Lapeana), Diretor Colégio Militar de Curitiba e Comandante Camara 15 GAC AP.


Agradecimentos especiais ao Colégio Militar de Curitiba pelo convite e ao 15 Gac Ap por todo apoio. O projeto do livro foi idealizado através do Instituto Histórico e Cultural da Lapa em parceria com a Prefeitura Municipal da Lapa. Teve como patrocínios: Arauz Advogados Associados e Grupo Potencial. Autoras: Rosemery S Bianchini e Valeria Borges da Silveira . Exemplares do livro "Lapa História e Memórias" foram doados a Secretaria Municipal de Educação da Lapa e ao Núcleo Regional de Educação - para as bibliotecas de escolas do município e ao Colégio Militar de Curitiba.

Doação do Livro " Lapa - Histórias e Memórias"
Lapa/PR - As autoras Valéria e Rosemery doaram 210 exemplares do livro “Lapa - Histórias e Memórias" para o Colégio Militar de Curitiba (CMC).
O livro trata do Cerco da Lapa e do histórico do Município da Lapa/PR e será distribuído para todos os Colégios Militares.
Na manhã do dia 02 de julho, foi realizada uma formatura para realizar a entrega, momento em que a autora Valéria esteve presente e, acompanhada do Coronel Acélio Ferreira da Silva Júnior, Comandante do CMC, realizou a entrega simbólica do livro para a Coronel-Aluna Maria Eduarda Antunes Aragão, simbolizando a doação à todos os Colégios Militares do Brasil.
Encerrando a cerimônia, o 15º GAC AP realizou a apresentação de Ordem Unida sem Comando.
Estiveram presentes na cerimônia o Sr Gen Div Carlos José Russo Assumpção PENTEADO, Comandante da 5ª Divisão de Exército e o Sr TC Paulo Henrique CAMARA da Cunha, representando o Gen Bda Luciano Batista De LIMA, Comandante da AD/5.





MARÇO


Inscrições abertas para Nova Coletânea sob organização da Associação Literária Lapeana - ALL - intitulada: "FATOS E CAUSOS PITORESCOS II". Contamos com a participação!
*Observação 1: Os trabalhos inscritos devem seguir o regulamento.
*Observação 2: A última coletânea editada sob organização da Associação Literária Lapeana ("SABERES E SABORES - COSTUMES E HISTÓRIAS DA LAPA II" foi publicada em dezembro de 2020, contudo devido à "fase pandêmica" - o lançamento da mesma está previsto para acontecer dia 5 de novembro de 2021 - "Dia Nacional da Cultura". Entraremos em contato com os participantes em tempo hábil detalhando horário e local do evento.
*Observação 3: Em anexo as capas das coletâneas já publicadas sob organização da ALL.
*Observação 4: Todas as coletâneas contaram com a participação de alguns membros da ALL e com poetas e escritores da Lapa e outras cidades do Paraná.
*Observação 5: Algumas coletâneas publicadas contaram com apoio cultural de algumas empresas da Lapa e do Sesc Fecomércio Pr. E com apoio institucional, isto é, CNPJ do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e da Secretaria Municipal de Educação da Lapa-Pr, no que tange a apoio técnico de revisão.
*Observação 6: A coletânea sobre o Monsenhor Henrique Falarz foi uma realização da Paróquia Santo Antônio da Lapa, sob coordenação e organização de uma equipe da Associação Literária Lapeana e da Prefeitura Municipal da Lapa-Pr.
Regulamento PROJETO DA NOVA COLETÂNEA + Ficha Inscrição + Autorização/Cessão Direitos Autorais
PROJETO FATOS E CAUSOS PITORESCOS II
Ao longo da história da Lapa muitas pessoas se dispuseram a cantá-la em prosa e verso. Desde meados do séc. XIX, intelectuais, poetas e escritores reuniam-se para discutir e produzir literatura, sendo a 29 de julho de 1873, fundada a Associação Literária Lapeana, que conforme o disposto em seu Estatuto, no artigo segundo, tem por finalidade “a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental”.
Com o objetivo de dar continuidade ao que preconiza seu Estatuto, a Associação Literária Lapeana lança o projeto cultural “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”, obedecendo ao regulamento abaixo:
1. O projeto destina-se às pessoas maiores de 14 anos, estudantes ou não, que se dispuserem a registrar traços da cultura lapeana e/ou paranaense, manifestados em seus costumes, histórias, vivências, relatos e memórias, por meio de produção literária.
2. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das modalidades:
2.1- poesias;
2.2- crônicas;
2.3- causos e lendas;
2.4- relatos de vida;
2.5- fatos históricos.
3. Cada participante poderá inscrever até três trabalhos.
4. Consideram-se inscritos os trabalhos enviados até 20/07/2021 na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Barão do Rio Branco, em Lapa/PR ou via e-mail: valbs@hotmail.com.
5. Os trabalhos deverão ser apresentados em fonte arial número 12, espaço 2, obedecendo o limite máximo de 03 (três) páginas.
6. Deverá ser anexado ao(s) trabalho(s): modalidade, título, pseudônimo, nome completo, endereço, telefone, RG; conforme ficha de inscrição em anexo.
7. A comissão julgadora será composta por uma equipe designada pela diretoria da Associação Literária Lapeana (ALL), sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
8. Os textos enviados não sofrerão intervenção quanto à estrutura e possível revisão textual.
9. Premiação:
9.1- Os trabalhos selecionados comporão a coletânea “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”.
9.2- Os autores selecionados terão direito a certificado de participação e três exemplares da obra.
9.3- A cerimônia de lançamento da obra será feita em evento promovido pela Associação Literária Lapeana, em data a ser designada.
10- O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignadas.
11- Os autores participantes devem preencher uma autorização para viabilizar a publicação. Sem essa autorização os trabalhos não poderão ser publicados.
12- Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela direção da ALL.
13- O recebimento dos textos se dará entre março e julho de 2021.
14- Os autores dos textos selecionados para compor a coletânea “Fatos e Causos Pitorescos II” serão comunicados do resultado do concurso cultural, por meio de correspondência ou outro meio de comunicação.
15- O Projeto da coletânea “Fatos e Causos Pitorescos II” é uma realização da Associação Literária Lapeana e conta com apoio cultural do SESC Fecomércio e com apoios institucionais do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e da Secretaria Municipal de Educação da Lapa.
Lapa-Pr, março de 2021.
Diretoria da Associação Literária Lapeana
FICHA DE INSCRIÇÃO – PROJETO DO LIVRO FATOS E CAUSOS PITORESCOS II
Título:
Modalidade:
Pseudônimo:
Nome completo:
RG
CPF
Endereço:
Telefone:
E-mail:
CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE OBRA LITERÁRIA
O (a) (ESCRITOR / POETA), ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬__________________________________________, de nome artístico ________________________, brasileiro, escritor, com Identidade/RG nº ______________ SSP/__ e CPF/MF nº __________________, residente e domiciliado (a) na Rua _________________________, __________, ______________, em ______________, ___, a seguir denominado CEDENTE, por este instrumento CEDE ao INSTITUTO HISTÓRICO E CULTURAL DA LAPA, CNPJ/MF nº 05.296.365/0001-29, os direitos autorais do texto literário intitulado “____________________________________________________” obra (s) que o autor (a) declara ser original, para compor a obra coletiva, coletânea denominada “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II” organizada em conjunto com a ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA LAPEANA – ALL, grupo informal, nos termos e mediante as cláusulas e condições a seguir especificadas:
CLAUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO
O objeto do presente instrumento é a CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS DE OBRA LITERÁRIA do (a) CEDENTE de modo gratuito, sem exclusividade e pelo prazo da Lei de Direito Autoral.
Parágrafo Único: A obra literária de autoria coletiva é composta por seção de contos, causos e poesias de fatos da Lapa-Pr e/ou outras cidades do Paraná, intitulada “FATOS E CAUSOS PITORESCOS II”, que integrará o acervo cultural e bibliográfico do INSTITUTO e da ASSOCIAÇÃO.
CLAUSULA SEGUNDA – DO USO DA OBRA
A obra literária terá utilidade educativa e de fonte de pesquisa e, sua produção pretende propiciar a disseminação da criação literária paranaense, incentivar o acesso, a fruição e a sua preservação e, será impressa no formato livro com as seguintes especificações técnicas: formato 15x21cm, colorido 4x4, capa cartolina tríplex e miolo offset 90g com cerca de 180 páginas com tiragem total de 500 (quinhentos) exemplares, com a inserção de textos e imagens fornecidos pela ASSOCIAÇÃO e pelo INSTITUTO, cabendo a estas instituições, exclusiva e integral responsabilidade pelas respectivas autorizações.
CLAUSULA TERCEIRA – DO PRAZO DA CESSÃO
A presente CESSÃO vigorará a partir de sua assinatura pelo prazo de proteção autoral conferido pela Lei 9.610/98.
CLÁUSULA QUARTA – Fica convencionado entre as partes que:
I. Os créditos da autoria dos textos literários deverão ser atribuídos ao CEDENTE;
II. O CEDENTE se obriga, por si e seus herdeiros ou sucessores, a fazer, em qualquer tempo, firme, bom e valioso o presente termo.
III. O CEDENTE não terá direito a nenhuma contraprestação, de qualquer espécie, pela cessão ora convencionada.
CLÁUSULA QUINTA – DO FORO
Fica eleito o Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, PR, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer questão decorrente desta Autorização.
E por estarem justas e contratadas, as Partes firmam este Contrato em 2 (duas) vias de igual teor e forma, assinadas pelas testemunhas abaixo.
Lapa, ___ de _____________ de 2021.
ESCRITOR
CEDENTE
Testemunhas:
________________________________ ____________________________
Nome: Nome:
RG: RG:
CPF: CPF:




FEVEREIRO
Dia 6 de fevereiro de 2021 - após"Formatura Militar" alusiva ao "Cerco da Lapa" - foi realizada a entrega de exemplares do livro "Lapa História e Memórias" (obra organizada pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa em parceria com a Prefeitura Municipal da Lapa - com patrocínio de Arauz Advogados & Associados e Grupo Potencial). Receberam os exemplares: General de Divisão PENTEADO - Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada BRANCALIONE - Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada LIMA - Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada SERGIO MARTINS - Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, Tenente Coronel CAMARA - Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado.
Participaram da entrega Luiz Carlos Borges da Silveira - Diretor BRDE (representando o Governador do Estado do Paraná), Prefeito Municipal da Lapa
Diego Ribas
e
Valeria Borges da Silveira
- Presidente da Associação Literária Lapeana e Coordenadora Cultural do Instituto Histórico e Cultural da Lapa.
 




2020
FEVEREIRO
Dia 30 de janeiro de 2020 - reunião da Associação Literária Lapeana - ALL




JANEIRO
Publicação Revista Literária "Cultive Art Littérature Solidarité" - enaltecendo atuações de várias (os) escritoras (es)e ícones da cultura nacional e internacional. Na revista também são citados eventos de 2019 em parceria com algumas entidades culturais do Brasil - entre elas: ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba e ALL - Associação Literária Lapeana - referente ao evento ocorrido no CLPR - Centro de Letras do Paraná em 15 de setembro de 2019 (página 143).




2019

Junho

Dia 11 de junho de 2019 - evento "Um Caminhar pela Cultura II". Agradecemos a presença de todos!!! Realização: Associação Literária Lapeana. Apoios: Sistema Fecomércio e Prefeitura Municipal da Lapa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Departamento de Cultura, Secretaria Municipal de Educação/Colégio Dr Manoel Pedro e Secretaria de Comunicação. Programação: Homenagem Póstuma a Cecília Westphalen; Homenagem a Maria Inês Borges da Silveira; Lançamento projeto do livro "Saberes e Sabores - Costumes e Histórias da Lapa II; Lançamento da Coletânea "Histórias que Vi, Vivi e Ouvi II"; homenagem aos centenários de nascimento de Nelson Gonçalves e Nat King Cole e homenagem aos 250 anos da cidade da Lapa. Agradecemos a todos apoiadores, bem como a toda equipe da Associação Literária Lapeana pela colaboração. Agradecemos as escolas da Rede Municipal. Agradecemos a Participação especial do músico (membro da ALL) Luiz GansoNogueira. Agradecemos às associadas Nádia Burda ( Eleonora Duncan), Denise Sossella de Siqueira Denise SiqueiraIeda Maria Janz Woitowicz, Iara Scandelari Milczewski, Elisa Gaio pela preciosa colaboração. Agradecemos a Matheus de la Palm, Tiom KimBruno Oliveira SantosMarcos UhlikAna TabordaMargareth Budziak Molina pelo apoio de sempre!!! Agradecemos Adhmar Dittrich e Heitor Brutti Dittrich pela gentileza e parceria!!!













Abril
Dia 25 de abril de 2019 - reunião com representantes da Paróquia (Pároco Celmo), do Departamento de Cultura (Helenita Prevedello) e Associação Literária Lapeana ( Ieda Maria Janz Woitowicz e Valeria Borges da Silveira) - pauta: edição e lançamento livro sobre Monsenhor Henrique!

 

Março
Dia 7 de março de 2019 - reunião Associação Literária Lapeana - pauta: divulgação e agendamento projeto Fael Interativa (Biblioteca Fael) e cronograma de projetos/ atividades ALL para 2019.



Fevereiro

Dia 14 de fevereiro de 2019 - reunião com diretoria Associação Literária Lapeana, Padre Celmo (Paróquia Santo Antônio) e Diretoria Departamento de Cultura. Pauta: organização, edição e lançamento de livro referenciando Monsenhor Henrique Osvaldo Falars.


2018
Dezembro
Dia 12 de dezembro de 2018 - evento "Tantas Histórias III" - realização: Associação Literária Lapeana. Apoios gerais: Prefeitura Municipal da Lapa/Secretaria Desenvolvimento Econômico (Departamento Cultura) e Secretaria Educação, e, Sistema Fecomércio. Apoios locais: Grupo de Dança Isabel Pelegrini, Tv Bruno Oliveira SantosMarcos Uhlik, Jornal Tribuna Regional, Rádio Legendária. Participações: Clarissa Burda Thomsen e alunas Isabel PellegriniGanso Nogueira, Taymara (Casa de Música), membros Associação Literária Lapeana. Fotos: Marcos Vinicius Uhlik. Programação: Certificação autores livro Histórias que Vi, Vivi e Ouvi II" e homenagem centenários Nelson Mandela e Olavo Bilac.


































Dia 27 de outubro de 2018 - Evento cultural - "Sarau Coletivo Marianas" (com declamações de diversas escritoras - inclusive homenagens a Bety Burda e Isaura Borges Aubrif)/ "Exposição Livros Marianas Edições e de várias escritoras Lapeanas e da região"/ "Exposição Atelier Nádia Burda e convidadas" (com participação de vários alunos e alunas).
Agradecemos a Neysi Oliveira e Nádia Burda pelo convite e oportunidade de participar representando a Associação Literária Lapeana.
Parabenizamos Neysi Oliveira, Nádia Burda (Eleonora Duncan), Ganso NogueiraHelenita Prevedello e todos envolvidos!!!










 Dia 4 de outubro de 2018 - palestra "Aplicações Cotidianas do Parapsiquismo" - ministrada por Edelar Prohmann. Realização: IIPC e Associação Literária Lapeana. Apoio: Prefeitura Municipal da Lapa e Empresa Santa Barbara Produções. Agradecimentos especiais aos membros do IIPC, a Associação Literária Lapeana, a Secretaria Municipal de Educação, ao Departamento de Cultura, a Rádio Legendária, ao Jornal A Tribuna Regional e a todos participantes!










Dia 28 de setembro- Entrevista na Rádio Legendária com Washington Luis Goncalves - sobre palestra que será realizada dia 4 de outubro de 2018 por Edelar Prohmann - participação: Julio Echterhoff - integrante do IIPC e Valeria Borges da Silveira, Presidente da Associação Literária Lapeana.




Dia 21 de setembro de 2018 - "Projeto: Encontro com Escritores Lapeanos" ( Rosemery S Bianchini) "Bate Papo com os autores Maria Inês Borges da Silveira e Luiz Carlos Borges da Silveira - na Biblioteca Da Lapa. Apoios: Departamento de Cultura e Associação Literária Lapeana.









2017

DEZEMBRO
 EVENTO ASSOCIAÇÃO LITERÁRIA LAPEANA - dia 01 de dezembro de 2017
Evento "Do Histórico ao Pitoresco II" - realização Associação Literária Lapeana em parceria Fecomercio/ SESC/ Instituto Histórico e Cultural da Lapa. Apoios: Lapinha Spa, Restaurante Casarão, Restaurante Lipski, Agile Imobiliária, Beleza Pura, Metalúrgica Bosch, Erva Mate Legendária, Lopata Corretora, JR Colméias, Santa Barbara Produções, Clave

Sem comentários:

Enviar um comentário