UTIL

  Universidade da Terceira Idade da Lapa

 Coordenadora do Curso/projeto. Os cursos são ministrados na FAEL, Faculdade Educacional da Lapa, salvo algumas aulas extras. Parceria da Santa Bárbara Produções desde 2014.

Fotos de aulas e eventos diversos que aconteceram na UTIL:


 2021

OUTUBRO
01 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DO IDOSO E DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE 


Uma singela homenagem aos idosos (semi novos)!
Vamos refletir sobre a diferença entre Velho e Idoso!
"Idoso pode ter muitos anos de idade, mas não perde a jovialidade. O idoso tem sonhos e esperanças, enquanto o velho só pensa no tempo que passou.
Idoso é quem tem um pouco mais de idade. Velho é quem perdeu a capacidade de sonhar e se divertir. Idoso é quem tem rugas bonitas, porque foram marcadas pelo sorriso e a alegria de viver. Enfim: Idoso e velho podem ter a mesma idade no documento, mas têm idade diferente na mente, no coração e nas atitudes."
"Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data comemorativa reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com os idosos.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária."
*fotos da turma da UTIL - Universidade da Terceira Idade da Lapa. Coordenação: Valeria Borges da Silveira
Foto 1. aula dezembro de 2018.
Foto 2. aula outubro de 2019.



JUNHO
Alguns alunos e algumas alunas da UTIL – UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE DA LAPA Homenageiam a cidade por ocasião dos seus 252 anos! (O Projeto UTIL completou 19 anos em maio de 2021 – Coordenação: Valeria Borges da Silveira)
*** Fotos/registros de algumas atividades e aulas ocorridas até inicio de março de 2020.
(nomes dos participantes da homenagem por ordem alfabética)
Dolores Goslar – “ Berço onde nasci, cresci e fiz minha história de vida. Tenho orgulho de ser Lapeana!!!”
Francisco Rodolfo Wiedmer - “ Lapa é minha querida terra natal . Sinto-me realizado com tudo que ela me proporcionou em todos os aspectos. Tenho orgulho de ser lapeano!”
Izolina Beira Floriano – “Lapa luz da minha vida. Tudo que fui, que sou ou que serei. Nenhum acontecimento foi capaz de destruir a sua memória de heroísmo, cultura, pessoas, história.”
Lea Glade – “ A Lapa é a cidade dos sonhos, abençoada por Santo Antônio e São Benedito, não há melhor lugar para viver.”
Maria Jesus Rosa do Rosário (Marica) – “É bom morar em uma cidade pequena que tem uma história relevante.”
Odete Camargo Bueno - “ A Lapa para mim representa uma cidade linda, limpa e histórica, de lindas paisagens. E de uma crença religiosa, que por este motivo já tivemos muitos livramentos de temporais. Amo minha cidade de coração."
Orlando Gonçalves - “ A Lapa é uma excelente cidade para se viver,e por ser de grande riqueza cultural, me proporcionou o desenvolvimento na arte teatral e o privilégio de termos o conceituado Theatro São João nesta histórica cidade . Parabéns Lapa.”
Tereza Gonçalves – “ A cidade da Lapa representa a minha pessoa, o muito obrigado por fazer parte dos 252 anos e viver um pouco de sua história”.
Terezinha Domingues – “ Aqui nasci, aqui cresci e daqui não vou mudar. Parabéns para a cidade que é o amor da minha vida.”
Zilma Aparecida dos Santos Wiedmer – “ Mesmo não sendo minha terra natal a Lapa me acolheu muito bem e nela consegui realizar muitos sonhos e me sinto feliz por fazer parte desta cidade histórica. Como é bom morar na Lapa e ter a nossa família aqui! Cidade calma, acolhedora e aconchegante! PARABÉNS Lapa.”
PROJETO UTIL – UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE DA LAPA
O Projeto UTIL – Universidade da Terceira Idade da Lapa foi criado e idealizado em 2002 por Valeria Borges da Silveira e como a própria sigla sugere objetiva que os participantes sintam-se úteis.
Foi viabilizado através do Instituto Borges da Silveira primeiramente em parceria com a FAEL e a partir de 2013, também em parceria com a Empresa Santa Barbara Produções. E sempre contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa referente ao transporte.
Esse projeto é de caráter social e visa uma maior qualidade de vida às pessoas de terceira idade.
Além da formação de vínculos de amizade, também achamos importante para os idosos (ou como costumamos chamar "semi novos") uma oportunidade de atualização de conhecimentos.
Trabalhamos com temas diversos ao promovermos eventos e aulas sobre atividade física, aposentadoria, memória, Internet, saúde, cidadania, literatura, história, autoestima, autoconhecimento e diversos outros. E também são ofertados passeios em outras instituições que proporcionem projetos em prol da Terceira Idade, confraternizações diversas e visitas turísticas enfocando principalmente características históricas, culturais e ambientais.













2020
MARÇO
Dia 13 de março de 2020 - Projeto "Biblioteca Interativa". Organização: Valeria Borges da Silveira. Apoio: equipe Biblioteca e equipe Responsabilidade Social da Fael. Participação: Centro da Juventude da Lapa CEJU.









FEVEREIRO
Dia 16 de fevereiro de 2020 - encontro/passeio com turma da UTIL - visita e missa "Mosteiro Trapista" e almoço em Campo Tenente. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira.







Dia 01 de fevereiro de 2020 - aula/encontro/confraternização da turma da UTIL. Participação especial dos Palhaçantes Siblings. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. A previsão do reinício das aulas é para março/2020 mas sentimos saudades...








2019

DEZEMBRO
Dia 11 de dezembro de 2019 - aula para a turma da Util com festa de encerramento do ano e Comemoração de Natal. Tema: Show de talentos e mensagens natalinas/mensagens de boas festas. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Colaboração desta aula: equipe da Fael e Fernando Carvalho.












Dia 6 de dezembro de 2019 - Projeto Biblioteca Interativa da FAEL com participação CEJU - Centro de Juventude da Lapa. Organização: Empresa Santa Barbara Produções - Valeria Borges da Silveira. Colaboração: equipe administração e Biblioteca da Fael. Agradecimentos especiais a Lizi Ramalho, a professora Letícia e a todos participantes!












Dia 4 de dezembro de 2019 - aula para a turma da UTIL na Fael com músicas, danças, poesias, textos motivacionais e comemoração dos aniversários do segundo semestre. Organização: equipe da Fael. Colaboração: Valeria Borges da Silveira. Participação: CEJU. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Coordenação de Responsabilidade Social da Fael: Vera Lucia Silva.







NOVEMBRO
Dia 27 de novembro de 2019 - aula para a turma da UTIL ministrada por Giana Siqueira. Aula de hoje sob organização da equipe da Fael. Colaboração: Fernando Carvalho. Coordenação Responsabilidade Social da Fael: Vera Lucia Silva. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Agradecemos ao Departamento Cultura, a equipe do Theatro São João e a equipe da Sala de Exposição Lafaete Rocha pela cessão espaço.




Dia 26 de novembro de 2019 - Projeto Biblioteca Interativa da Fael. Apoio: Associação Literária Lapeana (Projeto Cultura em Ação). Organização: Santa Barbara Produções. "Bate papo cultural" com Iara Scandelari Milczewisk e Ieda Janz Woitowicz





Dia 20 de novembro de 2019 - Projeto Biblioteca Interativa da Fael e Projeto UTIL.
Aula para a turma da UTIL ministrada por representantes Congada e Valeria Borges da Silveira. Temas: Breve histórico da Fael, História da Congada e Homenagem Dia Nacional da Consciência Negra. Local: Biblioteca da Fael. Coordenação da UTIL e Organização Projeto Biblioteca Interativa: Valeria Borges da Silveira.




Dia 7 de novembro de 2019 aconteceu no auditório da Fael o "I Seminário de Acessibilidade e Inclusão Educacional". #festivaldecinemadalapapr
Iniciativa do Comitê de Acessibilidade, Centro Psicopedagógico ao aluno, Curso de Educação Especial e Setor de Responsabilidade Social da Fael em parceria com Coordenação/Diretoria do Festival de Cinema da Lapa, Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira. Apoio: Prefeitura Municipal da Lapa.
Na Programação:
Abertura - Maristela Metz - comitê Acessibilidade Fael e Maria Inês Borges da Silveira - Coordenadora Geral Festival de Cinema da Lapa.
1. Apresentação musical: Lucas Cadmiel Soares Prestes Rodrigues.
2. Palestra: Recursos Tecnológicos na Inclusão - Lucas C.S.P. Rodrigues
3. Palestra: Acessibilidade no audiovisual - Cristiane Lemos
4. Palestra: Políticas da Educação Especial no Paraná - Carlos Eduardo Frederico






Dia 13 de novembro de 2019 - aula para a turma da UTIL ministrada por Denise Sossella de Siqueira. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira

Dia 6 de novembro de 2019 - aula para a turma da UTIL ministrada por Arlete Guimarães Pierin. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira.



OUTUBRO
Dia 30 de outubro de 2019 - aula para a turma da UTIL ministrada por Roseli Lacerda. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Autoria projeto UTIL: Valeria Borges da Silveira. Viabilizado desde 2002 através do Instituto Borges da Silveira, FAEL e Empresa Santa Barbara Produções. E conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa. Agradecimentos especiais a todos participantes e envolvidos no Projeto, bem como, ao colégio São José pela cessão do espaço.



Dia 23 de outubro de 2019 - palestra: "Alterações Naturais do Envelhecimento". Organização: equipe Secretaria Social, Creas, CMDI. Participação da turma da UTIL e grupo "Vida Saudável". Responsável: Kátia Dalmaz. Secretária Ana Karina. Presidente CMDI/Grupo Vida Saudável: Roseli Portes. 



Dia 16 de outubro de 2019 - aula para a turma da UTIL ministrada por Sandra Jacopetti. Local: colégio São José. Organização da aula de hoje: equipe Fael. Coordenação UTIL: Valeria Borges da Silveira. Coordenação Responsabilidade Social: Vera Lúcia Silva. Agradecimentos especiais equipe Fael e equipe Colégio São José.



Dia 9 de outubro de 2019 - aula ministrada para a turma da UTIL por Adriane Muller. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Local: Colégio São José. Tema: Importância Família/Amigos e relações humanas/relações interpessoais. Também abordados temas referentes ao mês de outubro ( sobre Dia Nossa Senhora Aparecida, Dia do Professor, Dia das Crianças). Organização: Valeria Borges da Silveira. Agradecimentos especiais pelo apoio e colaboração da equipe do Colégio São José. (Também comemoração especial do aniversário de Diumira Siqueira e Zilma Santos Wiedmer - lindas e abençoadas alunas da Util).


Dia 8 de outubro de 2019 - reunião com Maristela Metz (comitê Acessibilidade)

Dia 2 de outubro de 2019 - aula para a turma da UTIL ministrada por Ióle Scandelari (com exercícios sobre o "Vazio Existencial") Coordenação UTIL: Valeria Borges da Silveira. Aproveitamos para prestar uma singela homenagem a turma da UTIL pelo Dia do Idoso (01 de outubro). Hoje também divulgamos o projeto Biblioteca Interativa - para uma maior divulgação junto às famílias lapeanas. E também falamos sobre a história da Fael e a história da Associação Literária Lapeana. Agradecemos a equipe da Fael, a professora Ióle e os alunos da UTIL.


Dia 01 de outubro de 2019 - "Projeto Biblioteca Interativa". Realização: Fael. Organização: Empresa Santa Barbara Produções (Valeria Borges da Silveira). Participação: Colégio General Carneiro.




SETEMBRO
Dia 25 de setembro de 2019 - "Semana de Responsabilidade Social da Fael". Realização: Fael. Participação da turma da UTIL; de funcionários e músicos da Casa da Música; de alunos de algumas escolas da rede municipal; alunos e monitores do CEJU - Centro de Juventude da Lapa; alunos, funcionários, professores da FAEL; coordenadores dos projetos de responsabilidade social da Fael; profissionais/funcionários Secretarias Municipais da Lapa; etc








Dia 11 de setembro de 2019; aula para a turma da UTIL ministrada por Antônio Carlos Pedroso. Local: Colegio São José! Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Agradecemos a administração do colégio São José e todos envolvidos (equipe Fael e todos apoiadores)!
 
 
 
Dia 4 de setembro de 2019 - aula para a turma da UTIL ministrada por Denise Sossella de Siqueira. Coordenação da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Local: Colégio São José. Agradecemos a administração/diretoria do colégio São José pela colaboração e apoio. Projeto UTIL: viabilizado através da parceria do Instituto Borges da Silveira, da Fael e da empresa Santa Barbara Produções/ apoio: Prefeitura Municipal da Lapa).










AGOSTO
 Dia 28 de agosto de 2019 - aula para UTIL organizada por equipe Fael. Coordenadora Responsabilidade Social da Fael: Vera Lucia Silva. Participação Fernando Carvalho e alunas do Centro da Juventude da Lapa. Coordenadora da UTIL: Valeria Borges da Silveira. Local: Colégio São José. Agradecimentos especiais a equipe da administração do colégio São José e a equipe da Fael.







Dia 20 de agosto de 2019 - Visita ao 15 GAC AP. Participação da turma da UTIL e do Grupo Vida Saudável, que fez uma emocionante apresentação teatral sob o tema: "Família é tudo")

 
 
 

Dia 19 de agosto de 2019 - Projeto Biblioteca Interativa Fael. Organização: Valeria Borges da Silveira. Participação: alunos de Administração do Colégio São José. Agradecimentos especiais a equipe da Fael, a todos participantes, a equipe da diretoria e professor Ari do colégio São José.

Sem comentários:

Enviar um comentário